Moradores cobram conclusão de reforma na praça central do Conjunto Graciliano Ramos
Em nota, a Seminfra informou que irá acelerar o ritmo das ações para entregar o local o quanto antes para a população
Moradores do Conjunto Graciliano Ramos, localizado no bairro Cidade Universitária, parte alta de Maceió, reclamam da demora da entrega da praça central do conjunto, em reforma desde o período eleitoral, em meados de outubro de 2024. O local, frequentado diariamente por crianças e seus responsáveis, e palco de eventos como a Feira Gastronômica, permanece cercado por placas de alumínio colocadas pela prefeitura de Maceió.
A reclamação os moradores também ocorre devido ao período das festas de fim de ano. A Praça Escritor Graciliano Ramos anualmente é decorada para o natal, e recebe os moradores que comparecem ao local para festejar a passagem do ano. Em 2022, a própria prefeitura de Maceió organizou um show de réveillon na praça, com as presenças dos cantores Pablo do Arrocha, João Lucas e Marcelo, O Rodo da Bahia e Jaime Mendes. Este ano, entretanto, o local permanecerá fechado.
Uma moradora do Conjunto, Irene Hilário, disse, em entrevista à reportagem do 7Segundos, que sente bastante falta de poder acessar o local, e questionou o motivo de outras praças, como a Praça Centenário, por exemplo, já ter sido inaugurada e a do Graciliano Ramos ainda permanecer sem data prevista para reinaugurar.
A moradora, que reside no Conjunto Graciliano Ramos há mais de 20 anos, disse ainda que espera que a reforma no local seja concluída em breve. “É triste ver a pracinha fechada, por tanto tempo já. As crianças sempre vinham brincar aqui, no final da tarde, é um espaço de lazer importante pra gente que mora aqui”, explicou Irene.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) de Maceió, informou, em nota, que a reforma da praça está seguindo o cronograma de atividades normalmente, sem registro de intercorrências. Disse, ainda, que considerando o uso do espaço, o órgão irá intensificar o ritmo das ações para que a praça seja entregue à população o mais breve possível.