Governador prestigia evento no sistema prisional e conhece projetos de ressocialização da Seris
Autoridades presenciaram iniciativas que mudaram vidas dentro e fora dos presídios alagoanos

O governador Paulo Dantas, secretários e autoridades dos poderes Executivo e Judiciário prestigiaram, nessa segunda-feira (30), evento que celebrou as ações desenvolvidas no sistema prisional de Alagoas, iniciativas que mudaram a vida de pessoas privadas de liberdade, além de suas famílias, e que contribuem para a segurança dos alagoanos.
A solenidade apresentou parte dos projetos realizados pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) no sistema prisional alagoano, como o Café Literário – parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas e a Academia Alagoana de Letras (AAL) e que faz parte do projeto Livros que Libertam – que leva literatura e arte para dentro das unidades prisionais.
“Estou extremamente feliz e encantado de estar com vocês e garantir para o secretário Diogo, todos os policiais penais e todos que fazem o sistema que não faltarão recursos da nossa gestão para que projetos como esse sejam ampliados, dando ainda mais condições de mudar a vida de pessoas que estão aqui por um período e que vão se reintegrar à sociedade daqui a pouco e se reintegrar da melhor maneira. Essa é a sociedade que almejamos”, destacou o governador Paulo Dantas.
O Café Literário – apresentado na solenidade - contribui para a remição de pena por meio da leitura e interpretação das obras retratadas pelos participantes do projeto e é decisivo para ressocialização de custodiados. “Até um passado não tão distante Alagoas era um exemplo a não ser seguido no tocante a ressocialização, ordem e a disciplina dentro do sistema prisional e de estrutura, porque nós tínhamos superlotação. Mas hoje a realidade mudou com o apoio do governador Paulo Dantas e o nosso trabalho, o trabalho de todos os servidores”, destaca o secretário Diogo Teixeira.

O titular da Seris acrescentou que a presença da maior autoridade do Estado, dentro do sistema prisional, para conhecer de perto as boas práticas realizadas é significativo, único e histórico em Alagoas e no Brasil.
“Para a gente fazer a ressocialização tinha que ter uma estrutura digna no sistema e para a gente ter essa estrutura digna no sistema, tiveram que vir dois jovens visionários, começando com o ex-governador Renan Filho e continuando com o governador Paulo Dantas, que investiram aqui no sistema mais de R$ 150 milhões do tesouro estadual”, exalta Teixeira.
Investimentos do governo
Os investimentos do Governo do Estado geraram aumento do número de vagas no sistema prisional, acabaram com a superlotação e fortaleceram a Polícia Penal. “Existe muito a avançar, mas a gente pode se orgulhar e dizer que o maior programa de leitura em ambiente prisional proporcionalmente falando é aqui de Alagoas. Hoje os que estão cumprindo a pena têm condições de ser reinseridos na sociedade. Nosso propósito é trabalhar para melhorar a vida de todos os alagoanos”, conclui Diogo Teixeira.
O evento contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas; do secretário Diogo Teixeira; magistrados; do presidente da Academia Alagoana de Letras, Rostand Lanverley; da secretária de Planejamento, Paula Dantas; da médica Júlia Britto, coordenadora do Programa Saúde Até Você; escritores alagoanos Carlos Méro e Benedito Ramos e da pianista Selma Brito, que fez uma apresentação aos convidados.
Entregas
Durante o evento, autoridades entregaram uma tonelada de alimentos do Programa Alagoas Sem Fome aos reeducandos dos regimes semiaberto e aberto, egressos e parentes. Também foram entregues, pelo governador Paulo Dantas, cinco veículos doados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
E, na sequência, os convidados puderam conferir apresentação artística que teve como referência a obra Doce de Mamão Macho, do alagoano Benedito Ramos, encenada pelos reeducandos do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), unidade que “emprestou” a banda de música que acompanhou a leitura da obra “Maceió, Minha Linda”, do escritor Carlito Lima, assim como a homenagem ao escritor alagoano Carlos Méro, feita pelos reeducandos.

Mais educação
“A educação e a ressocialização avançaram ao longo desses anos. E no que isso é importante para nós? A educação no sistema prisional não vai garantir que a pessoa cometa um novo delito, mas sem ela a gente pode fazer muito pouco. E a gente tem acompanhado essa mudança dentro do sistema prisional, e é uma mudança que extrapola os muros e alcança as ruas, especialmente nas taxas de reincidência. No Núcleo [Ressocializador da Capital] a taxa de retorno ao sistema prisional é de 2% e a taxa de retorno nacional é de 42%, isso é porque aqui no Núcleo todos os reeducandos têm a oportunidade de estudar e trabalhar e isso faz a diferença”, enaltece o juiz Alexandre Machado, da Vara de Execuções Penais.
A educação avança nos presídios alagoanos, com 80% da população carcerária envolvida em atividades de leitura; além de inscrições recordes no Encceja e no Enem PPL; erradicação do analfabetismo no Presídio Feminino Santa Luzia e alfabetização crescente nas demais unidades prisionais, reconhecida pelo Governo Federal.
“A leitura é uma luz que não somente ilumina, mas ela revela. Vocês estão de parabéns. Nós estamos extremamente felizes de estar aqui com vocês. Que venha 2025, porque nós vamos triplicar a meta”, comemora Rostand Lanverly, presidente da AAL.
Veja também
Últimas notícias

Mais de 50 veículos foram furtados de pátios do Detran e de locadoras em esquema investigado pela polícia

Operação em Matriz de Camaragibe prende acusados de homicídios e tráfico de drogas

Acionado por pais de alunos, Leonardo Dias critica proposta de Progressão Pedagógica de colégio

Médicos em cirurgia seguram paciente durante terremoto na Rússia

Terremoto de magnitude 8,8 provoca tsunami na Rússia, Japão e Havaí

Câmeras flagram capotamento de ambulância que transportava grávida na Av. Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
