Segurança

Seris investiga divulgação de fake news sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Segundos boatos que circularam em aplicativos de mensagens, suposta fuga em massa teria ocorrido durante o esse fim de semana

Por Wanessa Santos 17/06/2024 09h09 - Atualizado em 17/06/2024 09h09
Seris investiga divulgação de fake news sobre fuga de detentos em presídio de Maceió
Seris informou que não houve fuga alguma, mas sim, uma tentativa de entrada de material ilícito para um reeducando - Foto: Redes Sociais

A população de Maceió iniciou a manhã desta segunda-feira (17) com uma fake news, que circulou nos aplicativos de mensagens, de que uma fuga em massa teria ocorrido na Penitenciária de Segurança Máxima (PSM 2), localizada no bairro Cidade Universitária, em Maceió. A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) divulgou nota desmentindo a informação, e enfatizando que irá investigar a publicação da fake News.

Os boatos da suposta fuga em massa de detentos da Penitenciária estão sendo espalhados desde a noite desse domingo (16). Entretanto, a Seris informou que não houve fuga alguma, mas sim, uma tentativa de entrada de material ilícito para um reeducando da Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas (PenSM). A Associação dos Agente Penitenciários informou que dois indivíduos tentaram arremessar drogas e um telefone para dentro do presídio, e chegaram a cortar a cerca de proteção da unidade. Até o momento, não há informações das identidades dos suspeitos.

A Seris reforçou que a propagação de notícias fantasiosas, como essa, é uma atitude irresponsável e tem o intuito de causar instabilidade no sistema prisional de Alagoas, que possui uma das melhores polícias penais do país.

Confira nota na íntegra:


A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) nega, veementemente, qualquer instabilidade no sistema prisional alagoano, assim como a notícia fantasiosa de fuga em massa em unidade prisional no fim de semana.

E esclarece que, no domingo (16), houve a tentativa de entrada de material ilícito para um reeducando da Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas (PenSM), apenado já identificado, em razão do comprometimento das equipes plantonistas.

Para a ocorrência, a Seris abriu procedimento administrativo que vai identificar os envolvidos e informa que irá investigar a publicação de fake news que de forma irresponsável tem o intuito de causar instabilidade no sistema prisional alagoano, que conta que uma das melhores polícias penais do país, que mantém ordem e disciplina no Complexo Prisional.

A Seris reafirma o compromisso com a segurança dos alagoanos.