Segurança

Seris conta pela primeira vez com sistema próprio de ouvidoria

Além dos canais tradicionais, os servidores e a população poderão fazer manifestações pelo site da secretaria

Por 7Segundos, com Assessoria 16/08/2024 13h01
Seris conta pela primeira vez com sistema próprio de ouvidoria
De acordo com o Ouvidor da Seris, Carlos Palagani, além de beneficiar os servidores e os alagoanos, o sistema é uma forma de otimizar o trabalho desempenhado pelo setor - Foto: Jorge Santos / Ascom Seris

Tecnologia e pioneirismo, são as palavras que definem a nova ferramenta presente no site da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que agora apresenta como um dos serviços a “Ouvidoria”. Por lá, os servidores do sistema prisional e a população poderão formular denúncias ou até mesmo elogios que queiram fazer sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria.

É a primeira vez que a Ouvidoria terá um canal específico e banco de dados próprio, porque antes tudo era feito manualmente, pelo WhatsApp, telefone ou pelo canal geral do estado, E-Ouv.

De acordo com o Ouvidor da Seris, Carlos Palagani, além de beneficiar os servidores e os alagoanos, o sistema é uma forma de otimizar o trabalho desempenhado pelo setor.

“É a primeira vez que a secretaria conta com um sistema próprio para a Ouvidoria. Antes, tudo era feito manualmente, até mesmo os relatórios enviados anualmente para o nosso setor de estatística. Agora, nós teremos um banco de dados com as informações totalmente centralizadas, aprimorando muito o nosso trabalho, além de mais um canal para a sociedade alagoana cooperar com os serviços da secretaria”, afirma Palagani.

Para o servidor Ítalo Mariano, um dos idealizadores do projeto, a iniciativa representa uma forma assertiva de resolução de problemas.

“Com o novo canal, as soluções poderão ser dadas de forma mais ágil. Além disso, tudo pode ser feito de forma virtual e prática, sem ser necessária a realização de cadastro”, destaca.

Não só tecnológico, o sistema também resguarda a identidade do usuário, como exemplo, é possível fazer as denúncias de forma anônima e a identificação é opcional.

No mais, o sistema não estipula limites de acesso, podendo ser utilizado quantas vezes forem necessárias e as manifestações podem ser acompanhadas eletronicamente, por meio de uma chave Token, uma espécie de protocolo para o acompanhamento do processo.

O sistema vai ser mais um canal da Ouvidoria da Seris e continuam a funcionar normalmente os demais canais do setor, telefone, WhatsApp e atendimento presencial.