Nova regulamentação para inventário extrajudicial envolvendo menores é assinada em AL
Provimento conjunto foi assinado pela Corregedoria Geral da Justiça e o Ministério Público de Alagoas
Nesta sexta-feira (3), um importante passo foi dado para regulamentar os processos de inventário extrajudicial que envolvem menores de idade em Alagoas. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Domingos Neto, e o procurador-geral do Ministério Público de Alagoas (MPAL), Lean Antônio Ferreira de Araújo, assinaram um provimento conjunto que estabelece normas para esses casos.
A medida considera a recente Resolução nº 571/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamenta a realização de atos notariais, incluindo inventários, partilha de bens, separações e divórcios consensuais, bem como a extinção consensual de união estável, de forma administrativa.
O provimento define o uso do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) como ferramenta de peticionamento eletrônico, possibilitando que tabeliões encaminhem escrituras públicas diretamente ao Ministério Público para análise.
“A ideia é regulamentar um procedimento que facilite a comunicação entre os cartórios extrajudiciais e o Ministério Público. Nosso objetivo é permitir que os cidadãos realizem inventários de forma mais rápida, prática e econômica, sem necessidade de judicialização”, destacou Domingos Neto.
Lean Antônio Ferreira de Araújo, procurador-geral de Justiça do MPAL, reforçou o impacto positivo da iniciativa. “Esse movimento entre o Ministério Público e a Corregedoria Geral da Justiça busca aumentar a eficácia dos cartórios para atender os inventários extrajudiciais”, afirmou.
O juiz Anderson Passos, auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL), ressaltou os benefícios do trâmite eletrônico. “Essa medida vai garantir mais agilidade e controle nos procedimentos, além de reduzir significativamente a judicialização dos casos”, explicou.
Segurança também é uma prioridade no novo sistema. O promotor de Justiça Vicente Porciúncula destacou que os processos devem tramitar de forma restrita ou sigilosa, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Todos os documentos serão gerenciados em tempo real, utilizando ferramentas de segurança cibernética que protegem os dados pessoais e sensíveis de todos os envolvidos”, comentou o promotor. Ele ainda destacou que a nova regulação segue os padrões estabelecidos pelo Tribunal de Justiça e pelo CNJ.
O Provimento Conjunto nº 01/2025, com todas as normas aplicáveis ao Ministério Público e aos cartórios extrajudiciais, será publicado no Diário da Justiça eletrônico na próxima segunda-feira (6), no site do Tribunal de Justiça de Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
Zé Vaqueiro, Léo Foguete, Nattan: veja a programação do São João de Maceió
Dupla é presa com maconha, crack, cocaína e uma espada katana em Arapiraca
Dupla encapuzada invade casa e executa homem no bairro Benedito Bentes
Homem é denunciado por ameaçar ex e acaba preso com drogas e Rohypnol em Arapiraca
Ex-comandante aéreo de AL morre mais de um ano após ser baleado em operação no Rio
Polícia encontra R$ 500 mil em drogas dentro de van e prende suspeito no Sertão de AL
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
