Governo Federal homologa tombamento da Coleção Perseverança instalada em Alagoas
Tombamento definitivo foi publicado em novembro de 2024

O Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e o Conselho do Patrimônio Cultural, homologou o tombamento da Coleção Perseverança, que está instalada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Maceió. A informação foi publicada no Diário da União dessa quinta-feira (9).
O acervo reúne 211 objetos sagrados que resistiram ao Quebra de Xangô em 1912, e reflete a resiliência das religiões de matriz africana na capital alagoana.
O tombamento provisório foi publicado em julho de 2024, e o definitivo no dia 13 de novembro do mesmo ano. A coleção passou a ser protegida não apenas em âmbito estadual (2013), mas também em nível nacional, sob a guarda do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL).
Considerado como um bem cultural oficialmente tombado, a Coleção Perseverança está sob uma série de novas garantias de proteção e será alvo de políticas específicas de preservação e conservação promovidas pelo Iphan.
"O Ministro de Estado da Cultura Substituto, tendo em vista o disposto no decreto nº 8.851, de 20 de setembro de 2016, e no uso das atribuições previstas no art. 87 parágrafo único, inciso I, da Constituição Federal, e no art 1º da Lei n6292, de 15 de dezembro de 1975, e tendo em vista, ainda, a manifestação do conselho consultivo do patrimônio cultural na sua 106ª reunião, ocorrida nos dias 11 e 12 de novembro de 2024, resolve: homologar, para os efeitos do decreto-lei n25 de 30 de novembro de 1937, o tombamento da Coleção Perseverança, no município de Maceió, no estado de Alagoas", publicou o Governo Federal.
Para a coleção, foi formado um Grupo de Trabalho (GT) com lideranças do Povo de Sato, técnicos do Iphan-AL e outras instituições parceiras. O GT utilizou metodologias participativas, permitindo que os religiosos atribuíssem valores e significações culturais à coleção, além de propor diretrizes para a fase pós-tombamento.
Durante o trabalho do GT, foi criada a Exposição Fotográfica da Coleção Perseverança, que percorreu terreiros e espaços institucionais, promovendo a difusão do acervo.
Veja também
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
