Ataque de sagui e morte por raiva humana; saiba o que fazer em caso de mordida de animal desconhecido
Doença tem taxa de letalidade de quase 100%

Uma mulher morreu no Agreste de Pernambuco no último sábado (11) em decorrência de complicações provocadas pela raiva humana. Ela contraiu a doença, que tem taxa de letalidade próxima a 100%, ao ser mordida por um sagui.
Além de animais silvestres, animais rurais (bovinos, equinos, suínos, caprinos) e animais domésticos (cães e gatos) não vacinados podem transmitir o vírus por meio de mordidas e arranhões.
A doença é tão letal que apenas cinco pessoas sobreviveram em todo o mundo. Por isso, em caso de ataque de animais — cuja vacinação é desconhecida — a recomendação é procurar atendimento médico imediato para tomar a vacina ou soro antirrábico, antes que a doença se instale.
Em Alagoas, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a antirrábica em várias unidades de saúde da capital e do interior, todos os dias da semana, 24 horas por dia.
Onde encontrar?
Em Maceió: O soro antirrábico está disponível nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Jacintinho e Tabuleiro do Martins.
Em UPAs do Interior: O soro é ofertado nas UPAs de Coruripe; de Delmiro Gouveia; Maragogi; Palmeira dos Índios; Penedo; São Miguel dos Campos e Viçosa.
Mais cidades: Ainda no interior, o soro antirrábico é disponibilizado no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; na Unidade Mista Drº Djalma Gonçalves, em Pão de Açúcar; na Unidade Mista Senador Arnon de Mello, em Piranhas; no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; no Hospital Drº Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema; no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares.
Casos
Entre 2010 e 2024, o Brasil registrou 48 casos de raiva humana, sendo que 9 deles foram causados por mordidas de cães, 24 por morcegos, 6 por primatas não-humanos, 2 por raposas, 4 por felinos e 1 por bovino.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o último caso registrado em Alagoas foi no ano de 2006.
Dos cinco casos de sobreviventes da doença em todo o mundo, dois ocorreram no Brasil; um em 2008 em Pernambuco, outro em 2018 no Amazonas.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
