Pinto da Madrugada é homenageado por estudantes de Coruripe em Olimpíada de Robótica
Os alunos Lara Vitória e Rafael Cardoso, de 14 anos, junto com uma equipe, apresentaram uma coreografia integrada com robôs e inspirada no frevo e na cultura nordestina

A diretoria do Pinto da Madrugada, Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana, conheceu nesta segunda-feira (13), estudantes da Escola Municipal Cláudio Daniel Gama Amorim, de Coruripe, que homenagearam o mascote do bloco na Olimpíada Brasileira de Robótica. Fundadores do bloco, Braga Lyra e Eduardo Lyra elogiaram o projeto que conquistou o primeiro lugar no nível 2 da competição.
Os alunos Lara Vitória e Rafael Cardoso, de 14 anos, junto com uma equipe, apresentaram uma coreografia integrada com robôs e inspirada no frevo e na cultura nordestina, tendo o boneco do Pinto da Madrugada como modelo. Segundo Eduardo Lyra, o projeto “reforça a relevância cultural do bloco e contribui significativamente para a educação dos alunos, especialmente daqueles com dificuldades cognitivas que participaram da criação dos robôs”.
A parceria entre as redes municipais de ensino e uma empresa privada de robótica tem sido um sucesso ao longo dos anos. O tema artístico da OBR deste ano foi uma oportunidade para homenagear o “Pinto da Madrugada”, um ícone cultural de Alagoas, especialmente de Maceió. Sob a orientação da professora de robótica, Tatiana Mendonça, os alunos de Coruripe destacaram-se com um projeto que une tecnologia e cultura, representando Alagoas na etapa nacional da OBR que aconteceu em Goiás em novembro do ano passado.
A homenagem ao “Pinto da Madrugada” mostra como a integração entre tradição cultural e avanços tecnológicos pode enriquecer a experiência educacional e comunitária, disse Braga Lyra, lembrando que “a robótica traz para os alunos diversos benefícios, promovendo a inclusão e gerando muito aprendizado”.
Veja também
Últimas notícias

Mulher invade motel e flagra marido com político “por R$ 150”

Suspeito de matar jovem por ciúmes morre em troca de tiros com a polícia

Hemoal funciona com escala especial no feriadão da Emancipação Política de AL

Polícia Civil elucida homicídio ligado ao tráfico de drogas, em Santana do Ipanema

Vacinação contra o HPV é ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos em AL

Ex-presidente Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060 após condenação do STF
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
