Pinto da Madrugada é homenageado por estudantes de Coruripe em Olimpíada de Robótica
Os alunos Lara Vitória e Rafael Cardoso, de 14 anos, junto com uma equipe, apresentaram uma coreografia integrada com robôs e inspirada no frevo e na cultura nordestina

A diretoria do Pinto da Madrugada, Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana, conheceu nesta segunda-feira (13), estudantes da Escola Municipal Cláudio Daniel Gama Amorim, de Coruripe, que homenagearam o mascote do bloco na Olimpíada Brasileira de Robótica. Fundadores do bloco, Braga Lyra e Eduardo Lyra elogiaram o projeto que conquistou o primeiro lugar no nível 2 da competição.
Os alunos Lara Vitória e Rafael Cardoso, de 14 anos, junto com uma equipe, apresentaram uma coreografia integrada com robôs e inspirada no frevo e na cultura nordestina, tendo o boneco do Pinto da Madrugada como modelo. Segundo Eduardo Lyra, o projeto “reforça a relevância cultural do bloco e contribui significativamente para a educação dos alunos, especialmente daqueles com dificuldades cognitivas que participaram da criação dos robôs”.
A parceria entre as redes municipais de ensino e uma empresa privada de robótica tem sido um sucesso ao longo dos anos. O tema artístico da OBR deste ano foi uma oportunidade para homenagear o “Pinto da Madrugada”, um ícone cultural de Alagoas, especialmente de Maceió. Sob a orientação da professora de robótica, Tatiana Mendonça, os alunos de Coruripe destacaram-se com um projeto que une tecnologia e cultura, representando Alagoas na etapa nacional da OBR que aconteceu em Goiás em novembro do ano passado.
A homenagem ao “Pinto da Madrugada” mostra como a integração entre tradição cultural e avanços tecnológicos pode enriquecer a experiência educacional e comunitária, disse Braga Lyra, lembrando que “a robótica traz para os alunos diversos benefícios, promovendo a inclusão e gerando muito aprendizado”.
Veja também
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
