Rafael Brito participa do lançamento de programa para valorização dos professores
À convite de Lula, deputado esteve em Brasília para o do lançamento do programa, que visa ampliar o acesso a profissionais nas redes públicas de ensino
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da educação, Camillo Santana, e o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB/AL), estiveram reunidos na tarde dessa terça-feira (14) na cerimônia de lançamento do programa Mais Professores, em Brasília.
O programa tem como objetivo fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
A iniciativa do governo federal foi comemorada pelo deputado Rafael Brito, que destacou que o programa é um passo importante na valorização dos professores, não apenas como educadores, mas também como agentes transformadores da sociedade e enfatizou a relevância do programa como um marco para o avanço do ensino público.
“Muito importante o lançamento de hoje. A valorização dessa carreira é fundamental para que a gente construa uma sociedade mais justa através da educação. O programa vai impactar a vida de mais de 2 milhões de professores em todo o país por meio de bolsas mensais para docentes que façam pós-graduação, para alunos pontuados no ENEM que estejam cursando licenciatura, desde o início do curso até a formação. Ou seja, é um programa abrangente que faz com que a carreira do professor seja mais valorizada”, comemorou Rafael.
Durante a cerimônia, foram apresentados os objetivos do programa, que incluem a criação de incentivos para atrair docentes às regiões mais vulneráveis, a promoção de formação continuada e a melhoria das condições de trabalho nas escolas públicas.
Durante o evento, foram apresentadas as ações do programa, que incluem:
* Seleção para o ingresso na docência: Prova Nacional Docente para subsidiar os estados, o Distrito Federal e os municípios nos processos de seleção e de ingresso no magistério.
* Atratividade para as licenciaturas: Bolsa Pé-de-Meia Licenciaturas para fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de licenciatura.
* Alocação de professores: Bolsa Mais Professores para incentivar a atuação em regiões e áreas de conhecimento com carência de docentes.
* Formação docente: portal que visa fortalecer o desenvolvimento profissional conforme o perfil e a necessidade do docente.
* Valorização dos professores: ações de reconhecimento da importância social dos docentes, estabelecidas por meio de parcerias com outros ministérios e órgãos públicos.
Rafael Brito também enfatizou que o lançamento do Programa Mais Professores reforça a importância de ações integradas do governo federal, estados e municípios para enfrentar os atuais desafios da educação brasileira.
O evento, que aconteceu no Palácio do Planalto, também contou com a presença de autoridades, educadores e representantes de diversas instituições ligadas à educação.
Veja também
Últimas notícias
Sefaz mantém cobrança de quase R$ 788 mil contra Americanas em Alagoas
Mercados e feiras de Maceió terão horário especial no feriado de Finados
Centro de treinamento de jiu-jítsu é arrombado e tem televisão furtada em Maceió
Homem é contido com arma de choque após ameaçar policiais em Coité do Nóia
Homem de 39 anos é preso em Craíbas por dívida de pensão alimentícia
Operação prende três suspeitos e apreende drogas e armas em Coruripe e Feliz Deserto
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
