Rafael Brito participa do lançamento de programa para valorização dos professores
À convite de Lula, deputado esteve em Brasília para o do lançamento do programa, que visa ampliar o acesso a profissionais nas redes públicas de ensino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da educação, Camillo Santana, e o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB/AL), estiveram reunidos na tarde dessa terça-feira (14) na cerimônia de lançamento do programa Mais Professores, em Brasília.
O programa tem como objetivo fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
A iniciativa do governo federal foi comemorada pelo deputado Rafael Brito, que destacou que o programa é um passo importante na valorização dos professores, não apenas como educadores, mas também como agentes transformadores da sociedade e enfatizou a relevância do programa como um marco para o avanço do ensino público.
“Muito importante o lançamento de hoje. A valorização dessa carreira é fundamental para que a gente construa uma sociedade mais justa através da educação. O programa vai impactar a vida de mais de 2 milhões de professores em todo o país por meio de bolsas mensais para docentes que façam pós-graduação, para alunos pontuados no ENEM que estejam cursando licenciatura, desde o início do curso até a formação. Ou seja, é um programa abrangente que faz com que a carreira do professor seja mais valorizada”, comemorou Rafael.
Durante a cerimônia, foram apresentados os objetivos do programa, que incluem a criação de incentivos para atrair docentes às regiões mais vulneráveis, a promoção de formação continuada e a melhoria das condições de trabalho nas escolas públicas.
Durante o evento, foram apresentadas as ações do programa, que incluem:
* Seleção para o ingresso na docência: Prova Nacional Docente para subsidiar os estados, o Distrito Federal e os municípios nos processos de seleção e de ingresso no magistério.
* Atratividade para as licenciaturas: Bolsa Pé-de-Meia Licenciaturas para fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de licenciatura.
* Alocação de professores: Bolsa Mais Professores para incentivar a atuação em regiões e áreas de conhecimento com carência de docentes.
* Formação docente: portal que visa fortalecer o desenvolvimento profissional conforme o perfil e a necessidade do docente.
* Valorização dos professores: ações de reconhecimento da importância social dos docentes, estabelecidas por meio de parcerias com outros ministérios e órgãos públicos.
Rafael Brito também enfatizou que o lançamento do Programa Mais Professores reforça a importância de ações integradas do governo federal, estados e municípios para enfrentar os atuais desafios da educação brasileira.
O evento, que aconteceu no Palácio do Planalto, também contou com a presença de autoridades, educadores e representantes de diversas instituições ligadas à educação.
Veja também
Últimas notícias

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Marcos Beltrão segue como escolha da família para vaga na ALE, mas o cenário ainda pode mudar
Marcelo Palmeira joga culpa do atraso do Plano Diretor de Maceió nos gestores do Iplan

Pedestre fica ferido após atropelamento na orla da Ponta Verde, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
