Alagoas inicia prevenção contra praga ferrugem que atinge cultura do grão
Conhecido como vazio sanitário da ferrugem asiática da soja, proibição do plantio teve início no último dia 1° de janeiro e segue até 1° de abril

O Núcleo de Defesa Vegetal da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informou que teve início o período de 90 dias do vazio sanitário da praga ferrugem asiática da soja. A medida, aplicada por meio da portaria número 1.111 de 13 de maio de 2024, é direcionada para todo o estado com foco na região produtora do grão.
Em Alagoas, o vazio teve início no último dia 1° de janeiro e segue até 1° de abril.
O vazio sanitário tem a finalidade de quebrar o ciclo reprodutivo, evitando ou diminuindo a ocorrência da praga no plantio seguinte. Nestes 90 dias não deve existir cultivo da cultura e de plantas voluntárias, incluindo a semeadura.
A Portaria 306 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que institui o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, foi criada com o objetivo de promover o fortalecimento do sistema de produção agrícola da soja com ações estratégicas de defesa sanitária vegetal com suporte na pesquisa e assistência técnica no controle e prevenção da praga.
Alagoas conta com apenas com o plantio de soja de sequeiro que deve ser realizado no período de semeadura entre 2 de abril de 2025 até 10 de julho de 2025.
Últimas notícias

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'

Governo do Estado entrega obras do Pró-Estrada em Estrela de Alagoas com investimento de R$ 1,3 milhão

Polícia recupera veículos com restrição de roubo e furto em Maceió

Nova Nota Fiscal Eletrônica: teste do novo modelo começa em todo o Brasil neste mês

Fiscalização apreende mais de 7 mil garrafas de bebidas em São Paulo
Governo de Alagoas entrega importantes obras na celebração do aniversário de Paripueira
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
