Alagoas inicia prevenção contra praga ferrugem que atinge cultura do grão
Conhecido como vazio sanitário da ferrugem asiática da soja, proibição do plantio teve início no último dia 1° de janeiro e segue até 1° de abril
O Núcleo de Defesa Vegetal da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informou que teve início o período de 90 dias do vazio sanitário da praga ferrugem asiática da soja. A medida, aplicada por meio da portaria número 1.111 de 13 de maio de 2024, é direcionada para todo o estado com foco na região produtora do grão.
Em Alagoas, o vazio teve início no último dia 1° de janeiro e segue até 1° de abril.
O vazio sanitário tem a finalidade de quebrar o ciclo reprodutivo, evitando ou diminuindo a ocorrência da praga no plantio seguinte. Nestes 90 dias não deve existir cultivo da cultura e de plantas voluntárias, incluindo a semeadura.
A Portaria 306 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que institui o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, foi criada com o objetivo de promover o fortalecimento do sistema de produção agrícola da soja com ações estratégicas de defesa sanitária vegetal com suporte na pesquisa e assistência técnica no controle e prevenção da praga.
Alagoas conta com apenas com o plantio de soja de sequeiro que deve ser realizado no período de semeadura entre 2 de abril de 2025 até 10 de julho de 2025.
Últimas notícias
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Número de turistas estrangeiros em Alagoas cresce mais de 145% no primeiro bimestre
Reajuste de medicamentos deve impactar bolso dos alagoanos a partir de abril
[Vídeo] Rodauto destaca tradição e transparência nos serviços automotivos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
