Alagoas inicia prevenção contra praga ferrugem que atinge cultura do grão
Conhecido como vazio sanitário da ferrugem asiática da soja, proibição do plantio teve início no último dia 1° de janeiro e segue até 1° de abril
O Núcleo de Defesa Vegetal da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informou que teve início o período de 90 dias do vazio sanitário da praga ferrugem asiática da soja. A medida, aplicada por meio da portaria número 1.111 de 13 de maio de 2024, é direcionada para todo o estado com foco na região produtora do grão.
Em Alagoas, o vazio teve início no último dia 1° de janeiro e segue até 1° de abril.
O vazio sanitário tem a finalidade de quebrar o ciclo reprodutivo, evitando ou diminuindo a ocorrência da praga no plantio seguinte. Nestes 90 dias não deve existir cultivo da cultura e de plantas voluntárias, incluindo a semeadura.
A Portaria 306 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que institui o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, foi criada com o objetivo de promover o fortalecimento do sistema de produção agrícola da soja com ações estratégicas de defesa sanitária vegetal com suporte na pesquisa e assistência técnica no controle e prevenção da praga.
Alagoas conta com apenas com o plantio de soja de sequeiro que deve ser realizado no período de semeadura entre 2 de abril de 2025 até 10 de julho de 2025.
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
