Deputado Leonam Pinheiro apoia bônus para educação e cobra melhorias nas escolas estaduais
Leonam (União Brasil) votou favorável ao projeto de lei nº 1258/2024

Durante a sessão extraordinária desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa, o deputado Delegado Leonam (União Brasil) votou favorável ao projeto de lei nº 1258/2024, que dispõe sobre a concessão de bonificação extraordinária aos profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e dá outras providências.
A bonificação possui caráter indenizatório e não será incorporada à remuneração percebida pelo profissional. Seu valor corresponde ao 13° salário percebido no ano de 2024, para todos os profissionais lotados nas Unidades de Ensino que alcançaram meta do IDEB ou à metade do 13° salário percebido pelo profissional no ano de 2024, para os demais profissionais.
Após a votação, o jovem parlamentar destacou que este projeto é um reconhecimento ao esforço dos profissionais que têm se dedicado à educação. Ele disse também que a educação é a base do desenvolvimento social e econômico, e que valorizar os educadores é valorizar o futuro de Alagoas. Para Leonam, a bonificação não apenas recompensa o trabalho de quem está diretamente nas salas de aula, mas também aqueles que ocupam cargos temporários e comissionados, todos essenciais para o sucesso do sistema educacional. “Ao votar favoravelmente a este projeto, estou apoiando o justo reconhecimento aos servidores da Seduc, que têm se dedicado à melhoria da qualidade de ensino em Alagoas”, disse.
Leonam afirmou ainda que por meio da educação realizou seus sonhos e alcançou conquistas importantes, como se tornar delegado de polícia civil. “Sou egresso do ensino público, onde me graduei em Direito Pela UFAL e sei da importância de uma educação, pública, gratuita e de qualidade. Acredito profundamente no poder transformador da educação, que abre portas e muda realidades. E é por isso que acredito na importância do papel dos educadores na transformação social. Entendo que nesse processo, os Professores, são verdadeiros heróis, e, por isso, é justo que sejam valorizados e reconhecidos”, destacou.
Por outro lado, o deputado afirmou que não basta apenas investir nos profissionais; é preciso também um olhar para as condições de infraestrutura das escolas e que isso também deve ser prioridade. “Durantes algumas de minhas fiscalizações aos municípios de Alagoas, como Senador Rui Palmeira, constatei a falta de condições básicas, como o fornecimento de água nas escolas. A falta de água potável, a carência de ar – condicionado nas salas de aula, tomadas em condições precárias, e até mesmo o total desajuste de refeitórios, são apenas algumas das deficiências que comprometem o desenvolvimento escolar”, lamentou.
Em seu pronunciamento, Leonam disse que é preciso garantir que as escolas tenham infraestrutura adequada para que o ensino aconteça de forma digna e eficaz, e que também haja investimento em capital humano, por meio da promoção de concursos públicos. “Lamentavelmente, como foi amplamente noticiado, o estudante Kauã Rodrigo, de apenas 16 anos, foi vítima de um acidente na Escola Estadual Teotônio Vilela, em Maceió. Uma janela da escola caiu sobre a sua cabeça, ferindo-o gravemente. Esse episódio é um reflexo das péssimas condições de infraestrutura que, muitas vezes, nossos estudantes enfrentam dentro das escolas. Kauã precisou ser socorrido de urgência pelo Samu e encaminhado ao HGE e hoje se encontra acamado sem o movimento dos braços e das pernas”, afirmou.
Por fim, o deputado reafirmou que não se pode mais ignorar essa atual realidade e que os estudantes de Alagoas estão expostos a situações que comprometem sua segurança e seu aprendizado. “A educação de qualidade só será possível se houver um compromisso efetivo com a infraestrutura das escolas, a capacitação contínua dos profissionais e o investimento em concursos públicos para a valorização do serviço público”, concluiu.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
