Deputado Leonam Pinheiro apoia bônus para educação e cobra melhorias nas escolas estaduais
Leonam (União Brasil) votou favorável ao projeto de lei nº 1258/2024
Durante a sessão extraordinária desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa, o deputado Delegado Leonam (União Brasil) votou favorável ao projeto de lei nº 1258/2024, que dispõe sobre a concessão de bonificação extraordinária aos profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e dá outras providências.
A bonificação possui caráter indenizatório e não será incorporada à remuneração percebida pelo profissional. Seu valor corresponde ao 13° salário percebido no ano de 2024, para todos os profissionais lotados nas Unidades de Ensino que alcançaram meta do IDEB ou à metade do 13° salário percebido pelo profissional no ano de 2024, para os demais profissionais.
Após a votação, o jovem parlamentar destacou que este projeto é um reconhecimento ao esforço dos profissionais que têm se dedicado à educação. Ele disse também que a educação é a base do desenvolvimento social e econômico, e que valorizar os educadores é valorizar o futuro de Alagoas. Para Leonam, a bonificação não apenas recompensa o trabalho de quem está diretamente nas salas de aula, mas também aqueles que ocupam cargos temporários e comissionados, todos essenciais para o sucesso do sistema educacional. “Ao votar favoravelmente a este projeto, estou apoiando o justo reconhecimento aos servidores da Seduc, que têm se dedicado à melhoria da qualidade de ensino em Alagoas”, disse.
Leonam afirmou ainda que por meio da educação realizou seus sonhos e alcançou conquistas importantes, como se tornar delegado de polícia civil. “Sou egresso do ensino público, onde me graduei em Direito Pela UFAL e sei da importância de uma educação, pública, gratuita e de qualidade. Acredito profundamente no poder transformador da educação, que abre portas e muda realidades. E é por isso que acredito na importância do papel dos educadores na transformação social. Entendo que nesse processo, os Professores, são verdadeiros heróis, e, por isso, é justo que sejam valorizados e reconhecidos”, destacou.
Por outro lado, o deputado afirmou que não basta apenas investir nos profissionais; é preciso também um olhar para as condições de infraestrutura das escolas e que isso também deve ser prioridade. “Durantes algumas de minhas fiscalizações aos municípios de Alagoas, como Senador Rui Palmeira, constatei a falta de condições básicas, como o fornecimento de água nas escolas. A falta de água potável, a carência de ar – condicionado nas salas de aula, tomadas em condições precárias, e até mesmo o total desajuste de refeitórios, são apenas algumas das deficiências que comprometem o desenvolvimento escolar”, lamentou.
Em seu pronunciamento, Leonam disse que é preciso garantir que as escolas tenham infraestrutura adequada para que o ensino aconteça de forma digna e eficaz, e que também haja investimento em capital humano, por meio da promoção de concursos públicos. “Lamentavelmente, como foi amplamente noticiado, o estudante Kauã Rodrigo, de apenas 16 anos, foi vítima de um acidente na Escola Estadual Teotônio Vilela, em Maceió. Uma janela da escola caiu sobre a sua cabeça, ferindo-o gravemente. Esse episódio é um reflexo das péssimas condições de infraestrutura que, muitas vezes, nossos estudantes enfrentam dentro das escolas. Kauã precisou ser socorrido de urgência pelo Samu e encaminhado ao HGE e hoje se encontra acamado sem o movimento dos braços e das pernas”, afirmou.
Por fim, o deputado reafirmou que não se pode mais ignorar essa atual realidade e que os estudantes de Alagoas estão expostos a situações que comprometem sua segurança e seu aprendizado. “A educação de qualidade só será possível se houver um compromisso efetivo com a infraestrutura das escolas, a capacitação contínua dos profissionais e o investimento em concursos públicos para a valorização do serviço público”, concluiu.