Segurança

Programa da Segurança Pública recupera 39 celulares roubados e furtados em AL

Segundo o órgão, aparelhos foram recuperados em apenas dois dias

Por 7Segundos, com assessoria 16/01/2025 16h04 - Atualizado em 16/01/2025 17h05
Programa da Segurança Pública recupera 39 celulares roubados e furtados em AL
Segundo SSP-AL, programa do Governo de Alagoas recuperou 39 aparelhos celulares em apenas dois dias - Foto: Roberison Xavier / Ascom SSP

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) informou nesta quinta-feira (16) que, em apenas dois dias, o Programa Celular Seguro recuperou 39 aparelhos celulares que foram roubados e furtados no Estado.

Segundo o órgão, os celulares foram entregues pelas pessoas que os utilizavam sem a informação de que eles estavam com queixa junto à Polícia Civil. Essas pessoas foram intimadas via SMS ou WhatsApp, com apoio das empresas de telefonia móvel.

“Após a verificação de cada caso, constatamos que eram aparelhos usados por pessoas que não tinham conhecimento da verdadeira situação dos celulares e, graças à atuação do nosso programa, que foi lançado na semana passada, estão contribuindo para o enfrentamento da violência em nosso estado. Nos próximos dias vamos concluir a primeira etapa do programa, e convidaremos os verdadeiros proprietários para receberem os seus bens”, afirmou o secretário da Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva

O coordenador do Programa Celular Seguro, delegado Sidney Tenório, esclarece que todos os casos com registro do Boletim de Ocorrência serão acompanhados pelas equipes, mas as intimações, a princípio, estão focadas nas ocorrências registradas durante os dez primeiros meses de 2024. 

Ainda segundo ele, o objetivo inicial é recuperar quatro mil aparelhos.

“Nossa meta é devolver todos os aparelhos roubados aos seus donos, mas, nessa primeira etapa, vamos priorizar esses casos recentes. Lembrando que é muito importante a identificação do IMEI no B.O., porque ele funciona como o número do chassi de um carro. É por meio dele que vamos conseguir saber junto à operadora quem tá usando o celular naquele momento e, assim, podermos fazer a intimação”, disse Sidney.

O delegado, também titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, ainda esclarece que cada atendimento terá uma avaliação individualizada.

“As pessoas que trouxerem os celulares terão a situação avaliada. Algumas delas, que estejam de boa-fé, faremos a apreensão do aparelho e elas são liberadas. Já as que não conseguirem comprovar como adquiram o aparelho podem ser responsabilizadas, seja por receptação culposa ou dolosa”, informou.

Vice-coordenador do Programa Celular Seguro, o tenente-coronel Raumário Jerônimo reforça a importância da participação da população na ação, que conta com o apoio das Polícias Civil e Militar e também do Programa Ronda no Bairro, que pertencente à Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev).

“Temos observado que as pessoas intimadas estão colaborando bastante, e quem não conseguiu se programar para vir no dia marcado entrou em contato e reagendou nova data de apresentação. O que todos nós queremos é garantir mais tranquilidade às pessoas e que não tenhamos tantos registros de roubos ou furtos, quem sabe zerá-los”, disse o tenente-coronel.

Programa Celular Seguro

Alagoas é o terceiro estado do país a utilizar o sistema, que tem levado à diminuição dos índices de roubo e furto nos estados do Piauí e Amazonas. A localização dos aparelhos se dá a partir do rastreamento dos smartphones, feito por meio do número IMEI (número de identificação internacional de equipamento móvel).

Para acessar os aparelhos, a SSP conta com o apoio das operadoras de telefonia móvel, que fornecem informações sobre a abertura de novas linhas em celulares com situação irregular.