Procon Alagoas apreende mais de 240 caixas de cigarros eletrônicos durante fiscalização
Ação contou com apoio da Polícia Civil e ocorreu em lojas que vendiam produtos proibidos

O Procon Alagoas, em parceria com a Polícia Civil, apreendeu cerca de 245 caixas de cigarros eletrônicos durante uma operação realizada na quinta-feira (23). A fiscalização aconteceu em estabelecimentos que comercializavam produtos como armas de gel, que não podem ser comercializadas como brinquedos, já que podem ser utilizadas de maneira inadequada e cigarros eletrônicos, cuja venda é proibida no Brasil desde 2009.
A operação contou com o apoio dos policiais da Seção de Capturas, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco). Durante a inspeção, um estabelecimento localizado no centro de Maceió foi identificado comercializando ilegalmente cigarros eletrônicos, conhecidos como vapers ou pods. Além de ampla variedade de modelos, a loja fazia a divulgação dos produtos em redes sociais, oferecendo preços acessíveis ao público.
A comercialização, importação e propaganda de cigarros eletrônicos são proibidas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 46/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Apesar da restrição, a venda clandestina desses dispositivos tem crescido no país, impulsionada pela ideia falsa de que são menos prejudiciais do que os cigarros convencionais.
Procon alerta: produtos são nocivos à saúde
Estudos apontam que os vapers contêm substâncias tóxicas que podem causar danos ao sistema respiratório, cardiovascular e ao cérebro, além de aumentar o risco de dependência devido à alta concentração de nicotina.
O diretor-presidente do Procon Alagoas, Daniel Sampaio, reforçou a importância da fiscalização para coibir esse tipo de comércio ilegal. “Esses produtos são proibidos no Brasil e representam um grande risco à saúde da população. Seguiremos atuando firmemente para garantir que a legislação seja cumprida”, afirmou.
O Procon Alagoas reforça a importância de denunciar a comercialização irregular de produtos proibidos e alerta os consumidores sobre os riscos do uso dos cigarros eletrônicos.
Vale lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através do 151, mensagens pelo WhatsApp (82) 98883-7586 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.
Últimas notícias

"Não saímos de casa para apanhar": Presidente do Coren-AL repudia agressão a enfermeira em hospital de Girau do Ponciano

Polícia Civil avança na investigação da morte do adolescente Gabriel Lincoln em Palmeira dos Índios

Leonardo Dias cobra regulação de paciente durante visita a UPA

Alexandre Ayres destina R$ 100 mil ao FRATEA, em União, e reforça compromisso com o tratamento do autismo

Mulher perde controle de veículo e colide com muro de supermercado na Ponta Verde

Colisão entre dois carros na Via Expressa, em Maceió, faz duas vítimas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
