Procon Alagoas apreende mais de 240 caixas de cigarros eletrônicos durante fiscalização
Ação contou com apoio da Polícia Civil e ocorreu em lojas que vendiam produtos proibidos
O Procon Alagoas, em parceria com a Polícia Civil, apreendeu cerca de 245 caixas de cigarros eletrônicos durante uma operação realizada na quinta-feira (23). A fiscalização aconteceu em estabelecimentos que comercializavam produtos como armas de gel, que não podem ser comercializadas como brinquedos, já que podem ser utilizadas de maneira inadequada e cigarros eletrônicos, cuja venda é proibida no Brasil desde 2009.
A operação contou com o apoio dos policiais da Seção de Capturas, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco). Durante a inspeção, um estabelecimento localizado no centro de Maceió foi identificado comercializando ilegalmente cigarros eletrônicos, conhecidos como vapers ou pods. Além de ampla variedade de modelos, a loja fazia a divulgação dos produtos em redes sociais, oferecendo preços acessíveis ao público.
A comercialização, importação e propaganda de cigarros eletrônicos são proibidas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 46/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Apesar da restrição, a venda clandestina desses dispositivos tem crescido no país, impulsionada pela ideia falsa de que são menos prejudiciais do que os cigarros convencionais.
Procon alerta: produtos são nocivos à saúde
Estudos apontam que os vapers contêm substâncias tóxicas que podem causar danos ao sistema respiratório, cardiovascular e ao cérebro, além de aumentar o risco de dependência devido à alta concentração de nicotina.
O diretor-presidente do Procon Alagoas, Daniel Sampaio, reforçou a importância da fiscalização para coibir esse tipo de comércio ilegal. “Esses produtos são proibidos no Brasil e representam um grande risco à saúde da população. Seguiremos atuando firmemente para garantir que a legislação seja cumprida”, afirmou.
O Procon Alagoas reforça a importância de denunciar a comercialização irregular de produtos proibidos e alerta os consumidores sobre os riscos do uso dos cigarros eletrônicos.
Vale lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através do 151, mensagens pelo WhatsApp (82) 98883-7586 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
