Procon Alagoas apreende mais de 240 caixas de cigarros eletrônicos durante fiscalização
Ação contou com apoio da Polícia Civil e ocorreu em lojas que vendiam produtos proibidos
O Procon Alagoas, em parceria com a Polícia Civil, apreendeu cerca de 245 caixas de cigarros eletrônicos durante uma operação realizada na quinta-feira (23). A fiscalização aconteceu em estabelecimentos que comercializavam produtos como armas de gel, que não podem ser comercializadas como brinquedos, já que podem ser utilizadas de maneira inadequada e cigarros eletrônicos, cuja venda é proibida no Brasil desde 2009.
A operação contou com o apoio dos policiais da Seção de Capturas, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco). Durante a inspeção, um estabelecimento localizado no centro de Maceió foi identificado comercializando ilegalmente cigarros eletrônicos, conhecidos como vapers ou pods. Além de ampla variedade de modelos, a loja fazia a divulgação dos produtos em redes sociais, oferecendo preços acessíveis ao público.
A comercialização, importação e propaganda de cigarros eletrônicos são proibidas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 46/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Apesar da restrição, a venda clandestina desses dispositivos tem crescido no país, impulsionada pela ideia falsa de que são menos prejudiciais do que os cigarros convencionais.
Procon alerta: produtos são nocivos à saúde
Estudos apontam que os vapers contêm substâncias tóxicas que podem causar danos ao sistema respiratório, cardiovascular e ao cérebro, além de aumentar o risco de dependência devido à alta concentração de nicotina.
O diretor-presidente do Procon Alagoas, Daniel Sampaio, reforçou a importância da fiscalização para coibir esse tipo de comércio ilegal. “Esses produtos são proibidos no Brasil e representam um grande risco à saúde da população. Seguiremos atuando firmemente para garantir que a legislação seja cumprida”, afirmou.
O Procon Alagoas reforça a importância de denunciar a comercialização irregular de produtos proibidos e alerta os consumidores sobre os riscos do uso dos cigarros eletrônicos.
Vale lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através do 151, mensagens pelo WhatsApp (82) 98883-7586 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
