10º Batalhão da Polícia Militar promove 1º Estágio de Patrulhamento em Área Rural
Aula inaugural foi realizada nesta segunda-feira (27), no auditório do Cesmac, em Maceió
Foi realizada nesta segunda-feira (27), no auditório do Cesmac, em Maceió, a aula inaugural do 1º Estágio de Patrulhamento em Área Rural (EPAR), desenvolvido pelo 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Palmeira dos Índios.
A solenidade marcou o início de uma jornada de 15 dias de treinamento intenso para a tropa do próprio batalhão, mas que é extensiva a outras unidades e subunidades. Fazem parte do treinamento os 7º, 9º, 3º Batalhão de Polícia Militar, além da Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) e 6ª CPM/I. O evento aconteceu no auditório do Cesmac Sertão.

A iniciativa pioneira objetiva preparar os militares para lidar com as particularidades do ambiente rural, comum da região abrangida pela unidade. “A capacitação é a garantia de uma abordagem mais eficiente na prevenção e resolução de crimes, promovendo, desta forma, uma maior proteção e confiança para os moradores dessas áreas rurais” enfatizou o major Carlos Alberto, comandante do 10ºBPM.
O major também esclareceu que o 10° BPM está localizado em uma região de transição entre o Agreste e a Zona da Mata, com características geográficas e climáticas únicas, como áreas de caatinga arbustiva e remanescentes de mata atlântica. “Essa diversidade exige um modelo de patrulhamento adaptado às condições locais, diferente das estratégias utilizadas por unidades como o Bope, CpRaio e Copes, que são voltadas para outros contextos territorial”, completou o comandante.

O estágio conta com 32 alunos matriculados. A grade curricular terá instruções ministradas por militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Companhia de Raio e Copes e também da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As atividades ocorrerão em áreas das cidades de Palmeira dos Índios, Piranhas e também na capital alagoana. 1º EPAR O Estágio de Patrulhamento em Área Rural não se limita a uma abordagem tradicional focada exclusivamente em prisões e apreensões. Sua proposta vai além, integrando o policiamento comunitário, com a aproximação dos líderes locais para obtenção de informações valiosas sobre a localização de suspeitos e atividades ilícitas.
O estágio busca combater a criminalidade com ações mais precisas e adaptadas às realidades da região, como a prevenção e repressão ao narcotráfico, crimes violentos, roubos de veículos, além do monitoramento de áreas isoladas frequentemente usadas para esconderijos e práticas ilícitas.
Além disso, o EPAR prevê a realização de bloqueios estratégicos e operações de inteligência, utilizando o conhecimento do terreno e a colaboração da comunidade para antecipar e neutralizar atividades criminosas. A interação com os líderes locais e a presença nas zonas rurais mais isoladas são fundamentais para mapear áreas de risco e fortalecer o policiamento nas regiões de difícil acesso, ampliando a eficácia do patrulhamento.

Em resumo, o EPAR visa formar patrulheiros capazes de se adaptar ao território, utilizando inteligência, proximidade com a comunidade e operações estratégicas para combater a criminalidade de forma mais eficiente, garantindo segurança e ordem pública na região.
Participaram da cerimônia o tenente-coronel Raumário Jerônimo, Chefe Especial de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e palestrante do dia; o major Euclides, representando o Comandante do CPRA; o major Pedro de Oliveira, comandante do 9ºBPM e o capitão Daniel Pita, comandante da CPRaio.
Últimas notícias
Prefeitura de Girau do Ponciano lança o programa “Girau Premiado 2025” para fortalecer o comércio local
Entre provocações e bom humor, Ronaldo Lessa e JHC trocam farpas sobre roda-gigante de Maceió nas redes sociais
Homem que matou mulher com 15 facadas após suspeitar furto de carteira é condenado a 16 anos em Arapiraca
STF nega por unanimidade recurso de Bolsonaro em condenação
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
