Orla marítima de Maceió ganha mais 2,1 km de faixa de passeio compartilhado
Espaço garante mais acessibilidade para cadeirantes, ciclistas e pedestres
Maceió ganhou mais uma faixa de passeio compartilhado na orla marítima. A área foi pintada na cor verde e está instalada em paralelo ao calçadão da Av. Assis Chateaubriand, entre o emissário submarino, no Prado, e a praia da Avenida, no Jaraguá.
No total, são mais 2,1 km de área bidirecional prioritária para cadeirantes. Mas o espaço também pode ser utilizado por ciclistas e pedestres. A nova faixa deve interligar-se com a faixa verde já existente nas orlas de Ponta Verde e Pajuçara.
“O novo espaço traz uma melhor mobilidade para cadeirantes que querem circular pela orla. O pensamento da Prefeitura é melhorar a acessibilidade desse público, que ainda passa por dificuldades e que, aos poucos, vai recebendo soluções para que possam ter acesso a todas as áreas da cidade”, destaca o diretor-presidente do DMTT, André Santos.
O espaço segue o pensamento da gestão municipal, de integrar diversos pontos da cidade com faixas seguras, como acontece com a faixa de passeio compartilhado da Gruta e Serraria, que interliga a Av. Fernandes Lima à ciclofaixa da Av. Muniz Falcão, no Barro Duro, passando pelo Hospital da Cidade e pelo Murilópolis.
A faixa de passeio compartilhado é parte do projeto de revitalização estrutural da região. São cerca de 40 mil m² de área revitalizada com reparos estruturais, Academia do Povo, recuperação dos bancos, paisagismo e iluminação de LED.
Sinalização
Com a implantação, serão tomadas medidas para garantir a mobilidade urbana e indicar quem pode utilizar o espaço. Serão colocados pictogramas em toda a extensão, para cadeirantes e ciclistas, por exemplo.
"A sinalização indicará quem pode utilizar o espaço, que é uma forma de garantir mais segurança e o bom convívio entre os usuários”, pontuou o diretor executivo de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT, Luciano Martins.
A nova faixa de passeio compartilhado foi instalada onde antes existia a ciclovia, pintada em vermelho, que é um padrão para ciclovias e ciclofaixas, em território nacional. A pintura na cor verde não acontece em vão, mas para se encaixar às práticas internacionais e benefícios associados a essa cor.
Visibilidade
O verde é utilizado em várias cidades pelo mundo, como Nova York, Seul e Londres, destacando-se por sua associação com sustentabilidade e mobilidade verde, além de oferecer boa visibilidade.
“Ao optar pela cor verde, nos baseamos em estudos que mostram que essa cor e derivadas como verde-limão são altamente visíveis, especialmente à noite, trazendo assim eficácia na visualização dos usuários e também de condutores de veículos automotores, o que traz mais segurança viária. O verde reforça a ideia de integração entre pedestres e ciclistas, criando um ambiente mais acolhedor e sustentável para todos, ao se integrar melhor ao ambiente urbano, arborizado e de praia”, pontuou André Costa.
Últimas notícias
Passarela sobre a AL-110 entra em fase de licenciamento ambiental
PM terá mais de mil policiais no policiamento das Eleições 2026 em Alagoas
Hemoal faz coleta externa de sangue em faculdade no bairro do Farol, nesta terça (29)
Ex-presidente José Sarney segue internado em hospital de São Paulo
Festival Internacional reúne mais de 150 grupos e artistas em Jaraguá
Criança de dois anos morre após se engasgar durante a madrugada em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
