MP reúne entidades para discutir plano de manejo de fauna no Riacho Salgadinho
Surgimento de cágados durante as chuvas preocuparam autoridades
O Ministério Público (MPAL) reuniu órgãos públicos e entidades de defesa do meio ambiente, nesta quinta-feira (6), para discutir as medidas que serão adotadas daqui por diante após o surgimento de dezenas de cágados em uma das margens do Riacho Salgadinho, no bairro do Poço, durante as chuvas intensas que atingiram a capital nessa quarta-feira (5).
A iniciativa foi dos promotores de Justiça Alberto Fonseca (Defesa do Meio Ambiente) e Lavínia Fragoso (Recursos Hídricos) e se inseriu em um processo do próprio MPAL de acompanhamento do Projeto Renasce Salgadinho.
O objetivo é que, a partir de agora, a Prefeitura de Maceió, por meio do Renasce Salgadinho, com acompanhamento do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), do Instituto Biota, da Comissão de Bem-estar Animal da OAB/AL e do MPAL, desenvolva um plano emergencial de manejo de fauna.
Os animais da fauna silvestre que existem no leito e nas margens do Riacho Salgadinho, a depender dos riscos aos quais estiverem expostos, como serem levados ao mar por um volume muito grande de água em dia de chuva intensa, por exemplo, poderão ser resgatados e realocados. Esses detalhes, porém, ficarão claros no plano de manejo.
Para dar continuidade ao assunto, outra reunião será realizada no dia 17 deste mês.
Nessa quarta-feira (5), quando dezenas de cágados de água doce apareceram fora do Riacho Salgadinho, em trecho próximo ao prédio-sede do MPAL, após um transbordo do manancial, os promotores de Justiça acionaram o Instituto Biota e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, os quais fizeram o resgate dos animais.
Eles foram levados ao Cetas (Centro de Tratamento de Animais Silvestres), onde passam por avaliação e cuidados para posterior soltura em área adequada.
Últimas notícias
Queda de moto deixa duas pessoas feridas no povoado Canaã em Arapiraca
Polícia prende três suspeitos por envolvimento no desaparecimento de idoso em Maceió
Jovem de 23 anos fica ferida após queda de moto em União dos Palmares
Matrículas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta
Funcionários da Ambev morrem após vazamento de gás em unidade do Rio
Sefaz amplia acessibilidade e garante atendimento com intérprete de Libras no Nise Conecta
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
