Deputado Alfredo Gaspar aciona TCU para investigar irregularidades no programa 'Cozinha Solidária'
Programa é de autoria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, do Governo Federal
O deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) encaminhou um ofício ao Tribunal de Contas da União (TCU) e um pedido de informações ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para investigar possíveis irregularidades no programa Cozinha Solidária.
Reportagens veiculadas na imprensa nacional apontam falhas na fiscalização, descumprimento de contratos e possíveis favorecimentos políticos na destinação de recursos a ONGs ligadas a membros do Partido dos Trabalhadores (PT).
Segundo as denúncias, algumas entidades receberam recursos públicos para distribuir refeições, mas não entregaram a quantidade prevista e não foram devidamente fiscalizadas.
“É inconcebível que até a fome da população esteja servindo para fraude e enriquecimento ilícito É preciso que o TCU apure com rigor se houve critérios objetivos na escolha das ONGs, se os repasses foram devidamente acompanhados e se as refeições foram de fato entregues. Além da necessidade de serem verificadas eventuais responsabilidades e, se necessário, potenciais ações para corrigir irregularidades e evitar prejuízos ao erário”, apontou Alfredo Gaspar.
Já no pedido de informações ao Ministério, o parlamentar também questiona quais os mecanismos de controle adotados para garantir a transparência na seleção das ONGs e na execução do programa.
“Os recursos destinados ao combate à fome devem ser utilizados com seriedade e transparência, garantindo que as refeições cheguem a quem realmente precisa. É inadmissível que o dinheiro público seja repassado sem um controle rigoroso e que entidades politicamente alinhadas ao governo sejam beneficiadas sem critérios claros”, afirmou.
Um dos casos citados pela imprensa envolve a Cozinha Solidária Madre Teresa de Calcutá, contratada para fornecer 4.583 refeições mensais, mas que, segundo vizinhos, sequer operava no local informado. A entidade foi subcontratada pela ONG Mover Helipa, pertencente a Paula Souza Costa, ex-assessora do ex-vereador Arselino Tatto (PT), que recebeu R$ 11 mil para fornecer as refeições, mas entregou apenas 250 marmitas em janeiro, apenas 5% do previsto.
Outro caso grave envolve um contrato de R$ 5,6 milhões firmado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social com uma ONG comandada por um ex-assessor do PT, que vem repassando verbas para entidades lideradas por atuais e ex-auxiliares de parlamentares petistas.
A investigação jornalística revelou que, ao visitar os endereços informados ao governo, não foram encontrados indícios da produção e distribuição dos alimentos.
O parlamentar reforça a importância de medidas corretivas imediatas para evitar novos prejuízos ao erário e responsabilizar eventuais envolvidos em irregularidades.
“O Ministério precisa esclarecer quais ações já foram tomadas para apurar essas denúncias e quais providências serão adotadas para corrigir falhas e evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer. O que está em jogo não é apenas a boa aplicação dos recursos públicos, mas também a credibilidade das políticas sociais e a garantia de que o dinheiro destinado ao combate à fome está realmente sendo utilizado para esse fim”, concluiu.
Veja também
Últimas notícias
Uneal divulga resultado provisório da isenção de taxa na inscrição para concurso
Marina Candia leva Olhar da Gente ao Feitosa e amplia acesso à saúde na comunidade
Foragida da Justiça é presa ao ser reconhecida por câmeras da SSP em Maceió
Motorista perde controle de caminhonete e cai em ribanceira na AL-220, em Batalha
Palmeira dos Índios se prepara para receber incubadora de comunicação comunitária
Assembleia Legislativa convoca eleição para 1º vice-presidente da Mesa Diretora
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
