Vendas de motocicletas em Alagoas crescem 27,9%
Em 2024, foram comercializadas 44.510 unidades, o correspondente a 63,6% de total de veículos vendidos no estado

As vendas de motocicletas novas em Alagoas aumentaram 27,9% em 2024, na comparação com o ano anterior, segundo levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). De acordo com os dados, foram comercializadas 44.510 unidades no ano passado, no estado. O volume representa 63,6% do total de veículos vendidos em 2024 – incluindo automóveis, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões, ônibus e implementos agrícolas.
Somente em janeiro deste ano, foram vendidas 3.820 motos, um crescimento de 16,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. No primeiro mês de 2024, o volume de motocicletas vendidas corresponde a 64,1% do total de veículos comercializados no estado, que somaram 5.915 unidades.
Segundo o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv), Luiz Pires, a isenção fiscal concedida pelo Governo Estado por meio do Programa Correria tem impulsionado o mercado automotivo local, especialmente no segmento de motos de até 175 cilindradas.
“O Programa Correria buscou alcançar uma camada expressiva da sociedade que estava à margem de alguns processos. Com isso, ele viabilizou a possibilidade dessas pessoas trabalharem”, ressaltou Luiz Pires.
Lançado pelo Governo do Estado em janeiro de 2023, o Programa Correria alterou a Lei Estadual Nº 6.555, de 30 de dezembro de 2004. Com ele, os proprietários de motocicletas de fabricação nacional de até 175cc recebem a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de forma imediata no caso de veículo novo. Para veículos usados, o proprietário deve entrar em contato com a assistente virtual da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), Nise.
Já para os motoristas de aplicativo, para que o benefício seja concedido é necessária a realização de um credenciamento junto à Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz). O credenciamento deve ser feito por parte das operadoras de transporte de aplicativos.
Veja também
Últimas notícias

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech

Conta de luz terá bandeira amarela em maio, decide Aneel
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
