Vendas de motocicletas em Alagoas crescem 27,9%
Em 2024, foram comercializadas 44.510 unidades, o correspondente a 63,6% de total de veículos vendidos no estado

As vendas de motocicletas novas em Alagoas aumentaram 27,9% em 2024, na comparação com o ano anterior, segundo levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). De acordo com os dados, foram comercializadas 44.510 unidades no ano passado, no estado. O volume representa 63,6% do total de veículos vendidos em 2024 – incluindo automóveis, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões, ônibus e implementos agrícolas.
Somente em janeiro deste ano, foram vendidas 3.820 motos, um crescimento de 16,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. No primeiro mês de 2024, o volume de motocicletas vendidas corresponde a 64,1% do total de veículos comercializados no estado, que somaram 5.915 unidades.
Segundo o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv), Luiz Pires, a isenção fiscal concedida pelo Governo Estado por meio do Programa Correria tem impulsionado o mercado automotivo local, especialmente no segmento de motos de até 175 cilindradas.
“O Programa Correria buscou alcançar uma camada expressiva da sociedade que estava à margem de alguns processos. Com isso, ele viabilizou a possibilidade dessas pessoas trabalharem”, ressaltou Luiz Pires.
Lançado pelo Governo do Estado em janeiro de 2023, o Programa Correria alterou a Lei Estadual Nº 6.555, de 30 de dezembro de 2004. Com ele, os proprietários de motocicletas de fabricação nacional de até 175cc recebem a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de forma imediata no caso de veículo novo. Para veículos usados, o proprietário deve entrar em contato com a assistente virtual da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), Nise.
Já para os motoristas de aplicativo, para que o benefício seja concedido é necessária a realização de um credenciamento junto à Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz). O credenciamento deve ser feito por parte das operadoras de transporte de aplicativos.
Veja também
Últimas notícias

Acidente grave é registrado na noite desta quinta-feira (15), em Palmeira dos Índios

Colisão entre moto e carro deixa vítima ferida na rodovia AL-220, em Arapiraca

Mulher é presa por tentar matar o companheiro no município de Igreja Nova

Homem que teria matado o próprio filho espancado é encontrado morto em Coruripe

Estudantes de Medicina da Ufal visitam Núcleo de Epidemiologia do HEA

Vídeo mostra mulher pedindo socorro após ser esfaqueada na Uneal, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
