Pesquisa mostra Bolsonaro à frente de Lula para 2026; Michelle cresce
Levantamento mostra ex-presidente com 45,1% contra 40,2% de Lula
Uma rodada da pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (18), revelou que, caso as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno, com 45,1% contra 40,2% do atual presidente.
A pesquisa também testou cenários alternativos sem Bolsonaro, devido à sua inelegibilidade. O levantamento apontou que Michelle Bolsonaro (PL), atual presidente do PL Mulher, é a alternativa mais competitiva do bolsonarismo para enfrentar Lula. Pela primeira vez em mais de um ano, ela apareceu à frente do petista em uma simulação de segundo turno, com 42,9% contra 40,5%. O empate técnico ocorre dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais.
Apesar desse desempenho, Lula ainda lidera no primeiro turno. No cenário estimulado, ele tem 34,1% das intenções de voto, enquanto Michelle aparece com 27,2%.
O levantamento também testou outros possíveis candidatos. Ciro Gomes (PDT) ficou com 9% das intenções de voto, seguido pelo cantor Gusttavo Lima (8,7%), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (4,7%), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (3,1%), e o governador do Pará, Helder Barbalho (1,3%).
Pesquisa espontânea
A pesquisa incluiu uma análise espontânea, em que os eleitores citaram seus candidatos sem opções pré-definidas. Nesse cenário, Lula registrou 19%, enquanto Bolsonaro teve 17,6%, configurando um empate técnico. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi o terceiro mais mencionado, mas com apenas 1,3% das intenções de voto, mostrando uma grande distância em relação aos líderes da polarização.
Quando colocado no cenário estimulado, Bolsonaro também venceria Lula, com 36% contra 33,8%. Já Tarcísio, apontado como possível sucessor político da família Bolsonaro, perderia para Lula por 34,1% a 21,9%.
Michelle e Tarcísio venceriam Haddad
O levantamento ainda analisou um cenário sem Lula, testando a candidatura do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como sucessor do petista, assim como ocorreu em 2018. Os resultados indicaram que tanto Michelle quanto Tarcísio venceriam Haddad, apontando dificuldades para o governo em manter um nome competitivo caso Lula decida não concorrer.
Nos bastidores políticos, a possibilidade de Lula não disputar um segundo mandato em 2026 tem sido discutida diante da queda na avaliação do governo, registrada em diversas pesquisas recentes.
O Paraná Pesquisas ouviu 2.010 eleitores em 162 municípios de 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 13 e 16 de fevereiro. O índice de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Últimas notícias
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
