Secult atualiza anexos do edital de Fomento aos Pontos de Cultura da Política Nacional Aldir Blanc Alagoas
Alterações garantem descentralização dos recursos e flexibilizam exigências para proponentes
A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) divulgou uma atualização nos Anexos 01 e 04 do Edital nº 01/2025 – Fomento aos Pontos de Cultura. A principal mudança foi a inclusão de uma tabela detalhando a distribuição das vagas por regiões, assegurando uma maior descentralização dos recursos, além da retirada da obrigatoriedade de um Comitê Gestor para as instituições proponentes.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância das modificações para garantir um processo mais democrático e acessível. “Nosso compromisso é garantir que os recursos culturais cheguem a quem realmente precisa, fortalecendo a cultura em cada canto de Alagoas. Queremos valorizar quem já faz a cultura acontecer no dia a dia, dando mais oportunidades para que esses projetos cresçam e impactem ainda mais suas comunidades”, ressaltou.
Já para os projetos inscritos no Edital nº 02/2025 – Fomento aos Pontões de Cultura, a exigência do Comitê Gestor permanece obrigatória.
Os editais seguem com inscrições abertas até 10 de março, permitindo tanto o cadastro virtual, por meio do Cadastro Único da Cultura de Alagoas (CUCA), no site cuca.al.gov.br, quanto a inscrição presencial na sede da Secult, localizada na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió. O investimento total é de R$ 3.269.000,00, beneficiando 24 projetos de Pontos de Cultura e dois de Pontões de Cultura.
Os editais fazem parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), um programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), que visa incentivar e fortalecer a cultura em todo o país. Em Alagoas, a iniciativa é coordenada pela Secult, com operacionalização do Instituto Magna Mater.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
