Política

Moraes faz declaração após votação de projeto de lei nos EUA: 'Deixamos de ser colônia em 1822'

Projeto de lei nos Estados Unidos cria sanções que podem afetar o ministro

Por 7Segundos 27/02/2025 19h07 - Atualizado em 27/02/2025 21h09
Moraes faz declaração após votação de projeto de lei nos EUA: 'Deixamos de ser colônia em 1822'
Alexandre de Moraes faz declaração após crítica dos EUA - Foto: Andressa Anholete/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou hoje que o Brasil deixou de ser colônia e reforçou a "soberania do Brasil". As declarações acontecem um dia após a votação de um projeto de lei nos Estados Unidos que cria sanções que podem afetar o ministro.

Moraes iniciou sua fala citando os 73 anos da reunião inaugural da ONU, completados hoje. "Deixamos de ser colônia em 1822 e com coragem estamos construindo uma república independente e cada vez melhor", afirmou Moraes na abertura da sessão do STF.

Presidente do STF saiu em defesa de Moraes. Luís Roberto Barroso disse que a tentativa de fazer prevalecer a narrativa dos que apoiaram a tentativa de golpe "não haverá de prevalecer entre as pessoas verdadeiramente de bem e democratas".

Dino também prestou solidariedade mais cedo ao colega. Em publicação nas redes sociais, Flávio Dino disse que os ministros do Supremo juram defender a Constituição e os princípios de autodeterminação dos povos, não intervenção e igualdade entre os Estados —incisos do artigo 4º da Constituição Federal.

Declarações ocorrem após ofensiva dos EUA e resposta do governo brasileiro. Ontem, um comitê do Congresso americano aprovou um projeto de lei que cria sanções contra Moraes. Entre elas, está o veto à entrada do ministro em território americano.