No Dia Mundial das Doenças Raras, Leonardo Dias destaca ações de mandato e reafirma compromisso com a causa
O vereador reforçou a necessidade de fortalecerpolíticas públicas para pacientes com doenças raras
Nesta sexta-feira (28), o vereador Leonardo Dias (PL) reforçou a necessidade de fortalecer políticas públicas voltadas para pacientes com doenças raras em Maceió e em todo o país. A declaração foi feita em alusão ao Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado no último dia de fevereiro.
"É um dia a ser celebrado, mas, sobretudo, de renovar o meu compromisso com os pacientes com doenças raras, uma bandeira que assumi durante o meu mandato e que é gratificante ser um canal para que essas pessoas possam ter um acompanhamento mais digno", afirmou o vereador.
Leonardo Dias tem sido um dos principais defensores da causa no legislativo municipal. Em novembro do ano passado, uma de suas propostas foi sancionada, ampliando o alcance do Teste do Pezinho na Rede Municipal de Saúde de Maceió. A medida integra o exame ao Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) e permite o rastreamento de um número maior de doenças em recém-nascidos, como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, imunodeficiências primárias e atrofia muscular espinhal, entre outras.
"É um procedimento preventivo fundamental para identificar doenças metabólicas sérias, raras e assintomáticas em tempo oportuno, garantindo que sejam tratadas antes que possam causar problemas graves à saúde das crianças", explicou Dias.
Outra iniciativa de autoria do parlamentar é a lei que institui o Programa Observatório da Pessoa com Doença Rara no município. A legislação determina que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promova ações efetivas para garantir a inclusão e a melhoria da qualidade de vida desses pacientes. O programa prevê levantamentos bienais para obter dados atualizados sobre a quantidade, características e localização de pessoas com doenças raras na capital alagoana.
"É um desafio complexo para a área da saúde, uma vez que essas doenças se caracterizam por sua baixa prevalência e complexidade clínica", destacou o vereador.
Além disso, em 2023, foi promulgada a lei que garante a política de atenção integral aos pacientes com doenças raras. A proposta prevê ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno, redução de incapacidade e cuidados paliativos, com o objetivo de reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
As leis apresentadas por Leonardo Dias contaram com a colaboração do cardiologista alagoano Dr. Hemerson Casado e visam contribuir para a redução da morbimortalidade e das manifestações secundárias associadas a essas condições.
O vereador reforçou seu compromisso com a causa, destacando que as políticas públicas são essenciais para garantir um acompanhamento digno e eficaz aos pacientes com doenças raras. "Essas iniciativas são passos importantes para mudar a realidade dessas pessoas e de suas famílias", concluiu.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
