Deputado Rafael Brito completa um ano como presidente da Frente Parlamentar pela Educação
Ao longo desse período, o parlamentar liderou iniciativa importantes, como a aprovação do programa Pé-de-Meia
Nesta sexta-feira (28), o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) completa um ano como presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), consolidando sua atuação como um dos principais defensores do ensino público no Brasil.
Ao longo desse período, o deputado liderou iniciativas importantes, como a aprovação do programa Pé-de-Meia, uma poupança estudantil que combate a evasão escolar no ensino médio e se tornou uma das maiores políticas educacionais do país.
O Pé-de-Meia, sancionado pelo governo federal em janeiro de 2024, tem origem em uma experiência de sucesso liderada por Rafael Brito quando era secretário de Educação de Alagoas: o Cartão Escola 10. O programa alagoano já havia mostrado resultados expressivos na permanência dos estudantes na escola, servindo de inspiração para a política nacional.
“A educação transforma vidas, e nosso papel no Congresso é garantir que nenhum jovem abandone seus estudos por falta de condições financeiras”, afirma o deputado.
Além do Pé-de-Meia, a FPME, sob a liderança de Brito, protagonizou debates e articulações para garantir recursos às universidades federais, participou ativamente da reformulação do Novo Ensino Médio e fortaleceu a valorização dos professores.
Outro avanço significativo foi a aprovação da isenção da taxa do Enem para estudantes do Rio Grande do Sul, medida proposta por Rafael Brito após as enchentes que atingiram o estado.
A frente também organizou eventos estratégicos, como a recepção das delegações internacionais do G20 para debater a valorização docente e a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE). “Nada disso seria possível sem o trabalho conjunto da bancada da educação e dos especialistas que nos auxiliam na formulação de políticas públicas sólidas. Essa é uma luta coletiva, e seguimos firmes para garantir um ensino de qualidade e acessível a todos os brasileiros”, pontua Brito.
Com um ano de gestão marcado por conquistas concretas, o deputado reafirma seu compromisso com a educação e projeta novos desafios para os próximos meses. “A educação precisa ser prioridade permanente, e continuaremos lutando para que o Brasil avance cada vez mais nessa área”, conclui.
Últimas notícias
Jovem de 23 anos é preso em flagrante com drogas no município de Maragogi
Dois suspeitos de execução transmitida por videochamada são presos em AL
Delegado Leonam convoca debate na Assembleia sobre concessão da Ceasa em Alagoas
MDB Norte e Nordeste declara apoio a Lula no segundo turno
Vereador cobra destino de R$ 90 mil de incentivo aos profissionais de saúde em Campestre
Arapiraca prepara contratação de sistema para monitorar trânsito
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
