Rafael Brito se reúne com ministro do TCU para garantir continuidade e ampliação do projeto Pé de Meia
A reunião tratou de aspectos técnicos e das alternativas para continuidade do programa

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar pela Educação, Rafael Brito (MDB-AL), esteve nessa terça-feira (11) no Tribunal de Contas da União (TCU) para uma reunião com o ministro Augusto Nardes, relator do processo que suspendeu parcialmente o programa Pé de Meia. Acompanhado por parlamentares da base do governo, Brito defendeu a manutenção e ampliação do programa, que beneficia mais de 4 milhões de estudantes em todo o Brasil.
“A nossa luta é para garantir que o Pé de Meia não pare. Esse é um programa fundamental para a educação brasileira, e queremos, inclusive, sua ampliação. Estivemos hoje no TCU para tratar das questões técnicas e buscar caminhos que assegurem a continuidade desse benefício, sem que o mérito do programa seja questionado”, afirmou Brito.
Segundo ele, a reunião tratou dos aspectos técnicos e das alternativas para viabilizar a continuidade do programa sem novas interrupções. A suspensão parcial do Pé de Meia foi determinada pelo TCU após questionamentos sobre a origem dos recursos que financiam a iniciativa. O programa, que prevê incentivos financeiros para estudantes do ensino médio da rede pública, estava sendo custeado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e pelo Fundo Social do Pré-Sal. No entanto, o TCU apontou a necessidade de uma análise mais aprofundada sobre a legalidade desse financiamento.
A deputada Tabata Amaral (PSB-SP), uma das articuladoras do projeto, reforçou que a equipe econômica sempre deixou claro quais fundos financiariam o Pé de Meia.
Para Rafael Brito, é preciso avaliar e ajustar as questões técnicas para que o Pé de Meia possa continuar ajudando tantos estudantes. “Vamos encontrar uma solução para que este programa, que é disruptivo, salva vidas e vem mudando a educação do nosso país, possa ter continuidade”, ressaltou.
A expectativa agora é que o governo e o TCU avancem nas discussões para definir uma nova estrutura de financiamento que permita a retomada plena dos pagamentos e até a ampliação do programa, garantindo que mais jovens tenham acesso ao benefício.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
