Governo de Alagoas lança novos painéis para fortalecer políticas públicas
Ferramentas inovadoras oferecem dados detalhados sobre populações vulneráveis e contribuem para uma gestão pública mais eficiente

O Governo de Alagoas, por meio da Superintendência de Informações e Cenários (Sinc) da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), irá lançar neste ano três novos painéis com dados detalhados sobre a população quilombola, habitações precárias e a população indígena em Alagoas.
As novas ferramentas fornecerão informações essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e direcionadas, consolidando-se como instrumentos fundamentais para a gestão pública estadual.
O Secretário Especial do Planejamento, Orçamento e Governo Digital (Sepogd), da Seplag, Phelipe Vargas, destacou a importância das novas ferramentas desenvolvidas pela Sinc. “Esses painéis vêm para ampliar a transparência e possibilitar uma gestão ainda mais eficiente. Com dados detalhados sobre essas populações, poderemos construir políticas públicas mais justas e eficazes, garantindo que os investimentos do governo sejam direcionados para onde realmente são necessários”.
Painel da População Quilombola em Alagoas
Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou dados detalhados sobre a população quilombola por meio do Censo. Com base nessas informações, a equipe da Sinc desenvolveu um painel exclusivo para apresentar os dados referentes à população quilombola de Alagoas. A ferramenta possibilitará um melhor entendimento sobre a distribuição territorial e as condições socioeconômicas dessa população, contribuindo para a formulação de ações afirmativas mais assertivas. Esse produto deve ser lançado no mês de março deste ano.
Painel das Habitações Precárias em Alagoas
O Painel das Habitações Precárias é um dos que está em fase de finalização. Ele apresenta informações essenciais sobre a quantidade e a localização das pessoas que vivem em diferentes tipos de moradias em situação de vulnerabilidade, como taipa revestida, taipa não revestida, madeira aproveitada, madeira aparelhada e palha. Esses dados serão fundamentais para orientar as estratégias de gestão pública voltadas para a melhoria das condições de habitação no estado. E esse painel deve ser lançado também no mês de março.
Painel da População Indígena em Alagoas
Já o Painel da População Indígena de Alagoas, que também será lançado ainda este ano, trará dados relevantes sobre as comunidades indígenas do estado. A ferramenta será essencial para subsidiar políticas públicas voltadas para a preservação cultural e para a garantia dos direitos dessas populações, contribuindo para o fortalecimento da identidade indígena no território alagoano.
.jpeg)
A Supervisora de Cenários Socioeconômicos, Letícia Ferreira da Silva, reforçou a importância dos painéis desenvolvidos pela Sinc para o surgimento de novas políticas públicas.
“Os painéis desenvolvidos pela SINC fortalecem a transparência e a gestão estratégica em Alagoas. Para o governo, eles oferecem dados estruturados que representam uma forma acessível de acompanhar informações de diversas áreas e permitem a formulação de políticas públicas eficazes, direcionadas e baseadas em evidências. Ao mesmo tempo que promovem transparência e publicidade, os painéis viabilizam a população a acompanhar informações relevantes sobre o estado de Alagoas”, afirmou.
Nos últimos anos, a Sinc tem se consolidado como um núcleo estratégico de geração e análise de dados para Alagoas. Em 2024, a superintendência lançou importantes ferramentas que vêm auxiliando a gestão pública no estado. Entre os destaques estão:
Painel Data Jovem – Uma pesquisa iniciada sobre a juventude alagoana, reunindo dados sobre temas como identidade e diversidade, trabalho e renda, educação, saúde, conectividade, esporte e lazer, moradia e transporte. A ferramenta fornece um panorama atualizado da realidade dos jovens no estado.
Painel Elas no Governo – Criado para mapear a representatividade feminina em cargos de liderança no alto escalão dos governos estaduais e municipais. Essa pesquisa revelou que Alagoas ocupa o 1º lugar no ranking nacional, destacando-se pelo expressivo número de mulheres em cargos de comando.
Painel do Fluxo da Produção Animal e Vegetal – Desenvolvido em parceria com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), o painel atende a uma demanda do Ministério da Agricultura. Ele permite o monitoramento em tempo real da fiscalização dos caminhões que transportam produtos de origem animal e vegetal no estado, garantindo maior controle e eficiência no setor agropecuário.
Além desses, outros painéis foram desenvolvidos para aprimorar a funcionalidade de políticas públicas e ampliar o alcance das ações externas para a população alagoana. Todos eles podem ser conferidos em https://dados.al.gov.br/.
O governo Paulo Dantas, com o lançamento dos novos painéis, reforça seu compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável do estado, proporcionando aos gestores públicos e à população, acesso a informações detalhadas e fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos.
Últimas notícias

Homem é executado a tiros enquanto trafegava de moto em Canapi

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
