Governo de Alagoas lança novos painéis para fortalecer políticas públicas
Ferramentas inovadoras oferecem dados detalhados sobre populações vulneráveis e contribuem para uma gestão pública mais eficiente

O Governo de Alagoas, por meio da Superintendência de Informações e Cenários (Sinc) da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), irá lançar neste ano três novos painéis com dados detalhados sobre a população quilombola, habitações precárias e a população indígena em Alagoas.
As novas ferramentas fornecerão informações essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e direcionadas, consolidando-se como instrumentos fundamentais para a gestão pública estadual.
O Secretário Especial do Planejamento, Orçamento e Governo Digital (Sepogd), da Seplag, Phelipe Vargas, destacou a importância das novas ferramentas desenvolvidas pela Sinc. “Esses painéis vêm para ampliar a transparência e possibilitar uma gestão ainda mais eficiente. Com dados detalhados sobre essas populações, poderemos construir políticas públicas mais justas e eficazes, garantindo que os investimentos do governo sejam direcionados para onde realmente são necessários”.
Painel da População Quilombola em Alagoas
Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou dados detalhados sobre a população quilombola por meio do Censo. Com base nessas informações, a equipe da Sinc desenvolveu um painel exclusivo para apresentar os dados referentes à população quilombola de Alagoas. A ferramenta possibilitará um melhor entendimento sobre a distribuição territorial e as condições socioeconômicas dessa população, contribuindo para a formulação de ações afirmativas mais assertivas. Esse produto deve ser lançado no mês de março deste ano.
Painel das Habitações Precárias em Alagoas
O Painel das Habitações Precárias é um dos que está em fase de finalização. Ele apresenta informações essenciais sobre a quantidade e a localização das pessoas que vivem em diferentes tipos de moradias em situação de vulnerabilidade, como taipa revestida, taipa não revestida, madeira aproveitada, madeira aparelhada e palha. Esses dados serão fundamentais para orientar as estratégias de gestão pública voltadas para a melhoria das condições de habitação no estado. E esse painel deve ser lançado também no mês de março.
Painel da População Indígena em Alagoas
Já o Painel da População Indígena de Alagoas, que também será lançado ainda este ano, trará dados relevantes sobre as comunidades indígenas do estado. A ferramenta será essencial para subsidiar políticas públicas voltadas para a preservação cultural e para a garantia dos direitos dessas populações, contribuindo para o fortalecimento da identidade indígena no território alagoano.
.jpeg)
A Supervisora de Cenários Socioeconômicos, Letícia Ferreira da Silva, reforçou a importância dos painéis desenvolvidos pela Sinc para o surgimento de novas políticas públicas.
“Os painéis desenvolvidos pela SINC fortalecem a transparência e a gestão estratégica em Alagoas. Para o governo, eles oferecem dados estruturados que representam uma forma acessível de acompanhar informações de diversas áreas e permitem a formulação de políticas públicas eficazes, direcionadas e baseadas em evidências. Ao mesmo tempo que promovem transparência e publicidade, os painéis viabilizam a população a acompanhar informações relevantes sobre o estado de Alagoas”, afirmou.
Nos últimos anos, a Sinc tem se consolidado como um núcleo estratégico de geração e análise de dados para Alagoas. Em 2024, a superintendência lançou importantes ferramentas que vêm auxiliando a gestão pública no estado. Entre os destaques estão:
Painel Data Jovem – Uma pesquisa iniciada sobre a juventude alagoana, reunindo dados sobre temas como identidade e diversidade, trabalho e renda, educação, saúde, conectividade, esporte e lazer, moradia e transporte. A ferramenta fornece um panorama atualizado da realidade dos jovens no estado.
Painel Elas no Governo – Criado para mapear a representatividade feminina em cargos de liderança no alto escalão dos governos estaduais e municipais. Essa pesquisa revelou que Alagoas ocupa o 1º lugar no ranking nacional, destacando-se pelo expressivo número de mulheres em cargos de comando.
Painel do Fluxo da Produção Animal e Vegetal – Desenvolvido em parceria com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), o painel atende a uma demanda do Ministério da Agricultura. Ele permite o monitoramento em tempo real da fiscalização dos caminhões que transportam produtos de origem animal e vegetal no estado, garantindo maior controle e eficiência no setor agropecuário.
Além desses, outros painéis foram desenvolvidos para aprimorar a funcionalidade de políticas públicas e ampliar o alcance das ações externas para a população alagoana. Todos eles podem ser conferidos em https://dados.al.gov.br/.
O governo Paulo Dantas, com o lançamento dos novos painéis, reforça seu compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável do estado, proporcionando aos gestores públicos e à população, acesso a informações detalhadas e fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos.
Últimas notícias

Vice-prefeito prestigia posse de novos servidores públicos da Câmara Municipal de Maceió

Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira (24)

Maragogi dá início às comemorações pelos 150 anos com inaugurações na zona rural

Criança de 11 anos é socorrida após ser atropelada em Santana do Ipanema

Leonardo Dias ressalta legado de Papa Francisco "inspiração para as autoridades eleitas"

Homem de 27 anos é vítima de agressão em via pública de Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
