Mundo

Descoberta de bomba da 2ª Guerra Mundial paralisa maior estação de trem de Paris

A Gare du Nord é a terceira estação de trem mais movimentada do mundo e atende trens com destino ao norte da França, Londres, Bélgica e Holanda, segundo o escritório de turismo de Paris

Por G1 07/03/2025 11h11
Descoberta de bomba da 2ª Guerra Mundial paralisa maior estação de trem de Paris
Passageiros aguardam em saguão de embarque durante interrupção do tráfego de trens na estação Gare du Nord após a descoberta de bomba não detonada da 2ª Guerra Mundial em 7 de março de 2025 - Foto: Reprodução/Vídeo

A descoberta de uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial interrompeu o tráfego de trens na movimentada estação Gare du Nord, em Paris, uma das mais importantes do mundo, informou a companhia ferroviária nacional da França nesta sexta-feira (7).

A interrupção afeta linhas locais de metrô, trens suburbanos e serviços ferroviários nacionais e internacionais, incluindo o Eurostar. Todos os trens do Eurostar de Londres a Paris foram suspensos nesta sexta.

"Devido à descoberta na noite passada de uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial durante trabalhos realizados perto da Gare du Nord, o tráfego está interrompido de e para a estação", informou a Linha H, uma das redes ferroviárias, em uma publicação na plataforma de mensagens X.

Segundo a linha, a interrupção foi solicitada pela polícia de Paris.

A bomba foi encontrada a 2,5 km da estação, no meio dos trilhos, e o tráfego ferroviário permanecerá interrompido até que a operação de desativação seja concluída.

As equipes antibombas estão trabalhando para fazer uma explosão controlada da bomba. A polícia francesa não se manifestou até a última atualização desta reportagem.

A Gare du Nord é a terceira estação de trem mais movimentada do mundo e atende trens com destino ao norte da França, Londres, Bélgica e Holanda, segundo o escritório de turismo de Paris.

O site da Eurostar mostrou que pelo menos quatro trens programados para partir da Gare du Nord na manhã de sexta-feira foram cancelados e aconselhou os passageiros a remarcar suas viagens. A empresa ferroviária internacional não respondeu imediatamente a um pedido de comentário feito pela agência de notícias Reuters.