Alfredo Gaspar propõe alteração legislativa para fortalecer combate à improbidade administrativa
O objetivo é assegurar a independência das esferas cível e criminal na responsabilização por atos ilícitos

O combate à improbidade administrativa e à corrupção sempre foram prioridades na trajetória profissional do deputado federal Alfredo Gaspar (União - Alagoas). Dando continuidade a essa atuação na Câmara dos Deputados, o parlamentar protocolou o Projeto de Lei 902/2025, que propõe a revogação de um dispositivo específico da Lei de Improbidade Administrativa. O objetivo é assegurar a independência das esferas cível e criminal na responsabilização por atos ilícitos.
Atualmente, a Lei de Improbidade Administrativa possui um dispositivo que impede o andamento de ações civis de improbidade quando há uma absolvição criminal relacionada aos mesmos fatos, confirmada por um colegiado de juízes. Isso significa que, se alguém for absolvido na esfera penal, a ação civil correspondente pode ser interrompida, mesmo que existam aspectos administrativos ou cíveis a serem considerados. O projeto de Lei visa eliminar essa barreira, permitindo que as esferas cível e criminal atuem de forma independente na apuração e punição de atos ilícitos.
“Este projeto é fundamental para retirar de circulação aqueles que desviam recursos públicos, garantindo que criminosos não permaneçam impunes e reforçando a integridade das nossas instituições. Sempre combati esse tipo de crime e seguirei firme propondo Leis fortes e que não permitam flexibilizado para criminosos neste país”, afirmou Alfredo Gaspar.
A justificativa do projeto destaca ainda, que a Constituição Federal prevê sanções para atos de improbidade administrativa, como suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário, sem prejuízo de ações penais cabíveis. “A revogação proposta alinha-se a essa diretriz constitucional, reforçando a independência das instâncias e a efetividade das sanções aplicáveis a agentes ímprobos”, explica.
Alfredo Gaspar que iniciou sua carreira como promotor de justiça, destacou-se como coordenador do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (GECOC) do Ministério Público de Alagoas e exerceu o cargo de procurador-geral de justiça em dois mandatos. Além disso, presidiu o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), evidenciando sua atuação incisiva contra práticas ilícitas no serviço público.
Últimas notícias

Polícia realiza abordagens por tráfico em Palmeira dos Índios e encontra entorpecentes com suspeitos

Agente socioeducativo é preso por disparo de arma de fogo em Maceió

Homem com mandado de prisão é detido com arma e drogas em Rio Largo

Jovem sem identificação é morto com cinco tiros na cabeça em Maceió

Dois são presos suspeitos de espancar e deixar homem nu em estrada vicinal de Inhapi

Receita Federal apreende peças de armas enviadas dos EUA em aeroporto
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
