Alfredo Gaspar propõe alteração legislativa para fortalecer combate à improbidade administrativa
O objetivo é assegurar a independência das esferas cível e criminal na responsabilização por atos ilícitos
O combate à improbidade administrativa e à corrupção sempre foram prioridades na trajetória profissional do deputado federal Alfredo Gaspar (União - Alagoas). Dando continuidade a essa atuação na Câmara dos Deputados, o parlamentar protocolou o Projeto de Lei 902/2025, que propõe a revogação de um dispositivo específico da Lei de Improbidade Administrativa. O objetivo é assegurar a independência das esferas cível e criminal na responsabilização por atos ilícitos.
Atualmente, a Lei de Improbidade Administrativa possui um dispositivo que impede o andamento de ações civis de improbidade quando há uma absolvição criminal relacionada aos mesmos fatos, confirmada por um colegiado de juízes. Isso significa que, se alguém for absolvido na esfera penal, a ação civil correspondente pode ser interrompida, mesmo que existam aspectos administrativos ou cíveis a serem considerados. O projeto de Lei visa eliminar essa barreira, permitindo que as esferas cível e criminal atuem de forma independente na apuração e punição de atos ilícitos.
“Este projeto é fundamental para retirar de circulação aqueles que desviam recursos públicos, garantindo que criminosos não permaneçam impunes e reforçando a integridade das nossas instituições. Sempre combati esse tipo de crime e seguirei firme propondo Leis fortes e que não permitam flexibilizado para criminosos neste país”, afirmou Alfredo Gaspar.
A justificativa do projeto destaca ainda, que a Constituição Federal prevê sanções para atos de improbidade administrativa, como suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário, sem prejuízo de ações penais cabíveis. “A revogação proposta alinha-se a essa diretriz constitucional, reforçando a independência das instâncias e a efetividade das sanções aplicáveis a agentes ímprobos”, explica.
Alfredo Gaspar que iniciou sua carreira como promotor de justiça, destacou-se como coordenador do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (GECOC) do Ministério Público de Alagoas e exerceu o cargo de procurador-geral de justiça em dois mandatos. Além disso, presidiu o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), evidenciando sua atuação incisiva contra práticas ilícitas no serviço público.
Últimas notícias
Casas Bahia entra com pedido de recuperação judicial após fechar lojas
Empresa de ração pode ter bens bloqueados após morte de 80 cavalos em AL
Suspeito de assassinar jovem orla de Pajuçara é preso com drogas
Homem é encontrado morto cortes e perfurações na Grota do Cigano
Porto de Pedras recebe a 2ª edição do projeto Raízes e Expressões do Povo
Renan Filho destaca apoio político de Luciano Barbosa e destaca Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
