Polícia Federal desarticula esquema que desviou mais de R$2,4 mi pelo PRONAF, em Alagoas
Os processos fraudados resultaram na concessão dos financiamentos que deveriam custear atividades agropecuárias, porém, o dinheiro não foi aplicado em investimentos rurais

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), a “Operação Colheita Final” para aprofundar as investigações sobre um esquema de concessão fraudulenta de financiamentos vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em Alagoas.
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Canapi, Olho D´água das Flores, Arapiraca e Maceió, assim como decisão judicial de sequestro de 16 (dezesseis) fazendas em nome de laranjas e dos investigados.
A investigação indica a participação de um gerente de banco público na instrução de processos de financiamentos vinculados ao PRONAF, com a inclusão indevida de documentos falsos relacionados a bens imóveis rurais que subsidiaram várias operações de crédito suspeitas.
Os processos fraudados resultaram na concessão de financiamentos no valor total de R$ 2.455.121,40, com a finalidade de custeio da atividade agropecuária, aquisição de animais e construção/reforma de benfeitorias em fazendas. No entanto, fiscalizações e rastreamentos bancários revelaram que os créditos concedidos não foram aplicados em investimentos rurais, mas desviados para familiares e uma empresa ligada aos fraudadores. A investigação também identificou transações feitas pelo gerente do banco após saques nas contas de laranjas.
Os investigados poderão responder pelos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude, peculato e associação criminosa.
Veja também
Últimas notícias

Projeto de Cabo Bebeto amplia benefícios fiscais para PCD na compra de veículos em Alagoas

Wanessa Camargo é agredida por Dado Dolabella em bar

Prefeito de Belo Horizonte visita Maceió e elogia projetos inovadores da gestão JHC

Bolsonaro apresenta explicações ao STF e critica inquérito da PF: 'objetivo é o massacre'

Agreste tem fornecimento de água deficiente devido à queda de energia nesta sexta-feira (22)

Maragogi amplia conexões e reforça protagonismo no turismo nacional durante o Salão do Turismo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
