Governo de Alagoas promove 1º Encontro Estadual sobre Transtorno do Espectro Autista
Com foco em inclusão e políticas públicas, evento está marcado ocorrer no dia 2 de abril e reunirá especialistas, famílias e pessoas autistas para debater avanços e desafios

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) promoverá, no dia 2 de abril, o 1º Encontro Estadual sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, que tem como objetivo discutir sobre o tema no estado, acontecerá das 9h às 18h, no auditório da Justiça Federal de Alagoas, localizado no bairro da Serraria, em Maceió. As inscrições já estão abertas no site da Secdef.

Com uma programação diversificada e focada na interação e no compartilhamento de conhecimentos, a iniciativa proposta pela Secdef visa promover um debate aprofundado sobre a inclusão e as políticas públicas voltadas para pessoas com TEA no estado.
A programação terá início pela manhã com o credenciamento dos participantes, seguido por uma apresentação artística que celebrará os talentos dos autistas. A primeira mesa-redonda abordará o tema central do encontro, "Inclusão e Políticas Públicas para Pessoas com TEA". O debate reunirá especialistas e representantes de órgãos públicos para discutir os avanços, os desafios e as perspectivas futuras para a garantia dos direitos e a promoção da inclusão das pessoas com TEA no estado.
Após um intervalo para o almoço, as atividades serão retomadas com uma palestra sobre "Terapia ABA e Autismo", que será mediada por Vanessa Menezes, gerente de Políticas Temáticas para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista da Secdef. A programação da tarde também contemplará a temática da "Avaliação Neuropsicológica no Autismo", oferecendo aos participantes informações relevantes sobre o processo de diagnóstico e acompanhamento.
Um dos momentos de destaque da tarde será a Feira das Famílias Atípicas e Empreendedoras, um espaço dedicado a valorizar e dar visibilidade às iniciativas de famílias que convivem com o TEA e que encontraram no empreendedorismo uma forma de sustento e de expressão.
A programação prosseguirá com o "Painel de Experiências: Famílias e Pessoas com TEA", novamente com a mediação de Vanessa Menezes. "Este será um espaço valioso para a troca de vivências, desafios e conquistas, proporcionando aprendizado e fortalecimento para todos os presentes", explica a pedagoga responsável pela mediação.
"É importante ressaltar que, durante todo o dia, haverá coleta de sugestões e contribuições dos participantes, demonstrando o compromisso da Secdef em construir políticas públicas cada vez mais alinhadas com as necessidades da população com TEA", explica a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça.
Serviço:
Evento: 1º Encontro Estadual sobre TEA
Data: 2 de abril de 2025 Horário: 9h às 18h
Local: Auditório da Justiça Federal de Alagoas, Serraria, Maceió/AL Inscrições: Através do site da Secdef
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso em Cacimbinhas após agredir companheira com golpe de facão
![[Vídeo] Ônibus de estudantes colide com duas motos em Arapiraca e deixa dois feridos](https://img.7segundos.com.br/bOfwPh4b32WPEjiWgx_R-4GpHeE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-04-at-081643.jpeg)
[Vídeo] Ônibus de estudantes colide com duas motos em Arapiraca e deixa dois feridos
Centro de Convenções de Arapiraca deve impulsionar o turismo de negócios e eventos na região

Após troca de tiros, homem com tornozeleira eletrônica é preso na Barra de Santo Antônio

Homem é detido por populares após invadir casa para furtar bicicleta, em Maceió
Homem é preso em Arapiraca vendendo cocaína e maconha e justifica dizendo estar desempregado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
