Mães de autistas protestam contra Seminário feito por plano de saúde; entenda o motivo
Mobilização ocorreu na porta do Hotel Ritz Lagoa da Anta
Um grupo de mães de crianças e jovens autistas está realizando uma manifestação em frente ao Hotel Ritz Lagoa da Anta, nesta sexta-feira (02), em Maceió. A operadora convocou para evento membros de diversos órgãos ligados à Justiça de Alagoas, além de um ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Elas acusam o plano de saúde de tentar fazer um lobby que prejudicaria, ainda mais, os beneficiários desse plano, que já estão sofrendo com o corte no repasse de verba para o tratamento de diversos pacientes.
O Seminário, intitulado de “Primeiro Seminário Sobre a Judicialização da Saúde Suplementar”, é um evento exclusivo para convidados, o que significa que as famílias dos autistas não participam do evento. O fato causou estranheza não somente nas famílias desses autistas, mas também chamou a atenção de advogados e de políticos apoiadores da causa.
O deputado federal Fábio Costa (PP-AL) marcou presença na manifestação, e demonstrou indignação diante da situação das famílias atípicas. Ele conta que já promove ações na Câmara dos Deputados com foco em fortalecer a legislação e proteger as pessoas com autismo e que, hoje, está junto com essas famílias para dar apoio na manifestação que ocorre de maneira pacífica.
“A Unimed já é ré em mais de dois mil processos, e não satisfeita com isso ela promove um evento custeando todas as despesas e chamando a cúpula do poder judiciário, a cúpula do Ministério Público (MP), chamando diversas entidades, para tentar, de alguma maneira, influenciar nessas demandas judiciais, o que é um verdadeiro absurdo”, disse o deputado.
Ele enfatiza, ainda, que se a operadora de plano de saúde tivesse a intenção de agir de boa fé, ela teria convidado também os pais das pessoas com autismo para participar de um debate justo, onde todas as partes interessadas no assunto pudessem, igualmente, expor seus argumentos e demandas.
Uma das mães que participam da manifestação, Andréa Melo, conta que as famílias estão reivindicando apenas o que a justiça já estabelece como direito dessas pessoas, que é a oportunidade de um tratamento eficaz: “Nós estamos reivindicando simplesmente as terapias dos nossos filhos. Eles (o plano de saúde) estão, simplesmente e bruscamente, retirando os meninos das terapias, desorganizando as crianças, desorganizando as famílias”, desabafou Andréa.
O protesto ocorre durante toda a manhã desta sexta-feira (02). Já o Seminário está agendado para acontecer durante todo o dia, com palestras de membros da justiça, Ministro do STJ, presidente da Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS), entre outros.