'Lei Larissa Manoela': entenda projeto que pode limitar acesso dos pais a dinheiro dos filhos
Texto foi aprovado na Câmara e agora precisa passar pelo Senado antes de ir à sanção. Cantora expôs briga com os pais e disse que não tinha acesso ao próprio dinheiro.
A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (25), um projeto que descreve condutas abusivas dos pais na administração dos bens dos filhos, e permite à Justiça limitar o acesso a esses recursos para proteger o interesse de crianças e adolescentes. O texto agora segue para o Senado e, se aprovado, vai para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A proposta de lei foi inspirada na cantora e atriz Larissa Manoela. O projeto foi protocolado um dia depois da artista revelar, em entrevista ao Fantástico, que estava abrindo mão de todo o dinheiro que acumulou em 18 anos de carreira, por causa de uma briga com o pai e a mãe.
A artista abriu mão de patrimônio estimado em R$ 18 milhões. Ela contou que não tinha acesso no dia a dia ao próprio dinheiro e relatou brigas envolvendo, entre outras coisas, pedidos negados de transferência por PIX.
O texto fala sobre o direito de crianças e adolescentes à proteção contra condutas abusivas dos pais ou de pessoas que administram os bens dos menores, independente da origem dos recursos (como atividades artísticas, esportivas ou intelectuais, entre outras).
Conforme o projeto, a conduta abusiva dos pais será configurada: por meio da utilização indiscriminada, a vedação do acesso, sem justo motivo, ao proveito econômico obtido pela criança ou adolescente; e pela apropriação indevida dos recursos.
Ainda de acordo com a proposta, a gestão patrimonial da criança ou do adolescente deve ser realizada de forma responsável e atender aos interesses dos menores, à sua formação e ao seu bem-estar.
Últimas notícias
Sala do Empreendedor de Maragogi conquista, pela quarta vez consecutiva, o Selo Ouro do SEBRAE
Homem é preso com pistola e 14 munições após abordagem policial em Maribondo
Violência doméstica: homem xinga e ameaça matar esposa em Arapiraca
Antiga Odebrecht avança em venda da Braskem para IG4 Capital e muda estrutura de controle da petroquímica
Denúncias apontam possível cemitério clandestino após achado de corpos em área de mata em Maceió
Corpo é localizado em buraco em área de mata no Vale do Reginaldo, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
