'Lei Larissa Manoela': entenda projeto que pode limitar acesso dos pais a dinheiro dos filhos
Texto foi aprovado na Câmara e agora precisa passar pelo Senado antes de ir à sanção. Cantora expôs briga com os pais e disse que não tinha acesso ao próprio dinheiro.

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (25), um projeto que descreve condutas abusivas dos pais na administração dos bens dos filhos, e permite à Justiça limitar o acesso a esses recursos para proteger o interesse de crianças e adolescentes. O texto agora segue para o Senado e, se aprovado, vai para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A proposta de lei foi inspirada na cantora e atriz Larissa Manoela. O projeto foi protocolado um dia depois da artista revelar, em entrevista ao Fantástico, que estava abrindo mão de todo o dinheiro que acumulou em 18 anos de carreira, por causa de uma briga com o pai e a mãe.
A artista abriu mão de patrimônio estimado em R$ 18 milhões. Ela contou que não tinha acesso no dia a dia ao próprio dinheiro e relatou brigas envolvendo, entre outras coisas, pedidos negados de transferência por PIX.
O texto fala sobre o direito de crianças e adolescentes à proteção contra condutas abusivas dos pais ou de pessoas que administram os bens dos menores, independente da origem dos recursos (como atividades artísticas, esportivas ou intelectuais, entre outras).
Conforme o projeto, a conduta abusiva dos pais será configurada: por meio da utilização indiscriminada, a vedação do acesso, sem justo motivo, ao proveito econômico obtido pela criança ou adolescente; e pela apropriação indevida dos recursos.
Ainda de acordo com a proposta, a gestão patrimonial da criança ou do adolescente deve ser realizada de forma responsável e atender aos interesses dos menores, à sua formação e ao seu bem-estar.
Últimas notícias

Bandido mata jovem a tiros na zona rural de Delmiro Gouveia

Homem fica ferido após cair de motocicleta na BR-316 em Palmeira dos Índios

Segunda vítima encontrada em carro em Igaci morre no Hospital de Emergência do Agreste

Polícia apreende aparelho sonoro por causa de perturbação em Jundiá

Tentativa de feminicídio deixa mulher ferida no Jacintinho, em Maceió

Homem é preso após agredir recepcionista e danificar celular em clínica na Barra de São Miguel
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
