Política

PCdoB questiona na Justiça lei que cria dia em homenagem às vítimas do comunismo

Presidente estadual do partido diz que o autor do projeto tenta demonizar o comunismo

Por Felipe Ferreira 29/03/2025 07h07
PCdoB questiona na Justiça lei que cria dia em homenagem às vítimas do comunismo
Naldo Freitas, presidente estadual do PCdoB - Foto: Reprodução/Rede Antena 7

O presidente estadual do PCdoB, Naldo Freitas, disse à Rede Antena 7 que entrou com com uma ação de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) contra uma lei aprovada na Câmara Municipal de Maceió que cria um dia para homenagear as vítimas do comunismo.

Naldo disse que o autor da matéria, vereador Leonardo Dias (PL), tenta se comunicar com sua bolha nas redes sociais ao demonizar o comunismo.

“A federação formada pelo PV, PCdoB e PT ingressou com uma ação de inconstitucionalidade contra essa lei no Tribunal de Justiça e já vínhamos acompanhando desde o ano passado a discussão na Câmara de Vereadores. Tentamos alguma movimentação para que a lei não fosse aprovada, mas o fato é que ela foi”, disse o vereador.

“É a tentativa de um [vereador], na ausência de propostas sobre os reais problemas da cidade, performar nas redes sociais, tentar criar discursos para uma sociedade mais conservadora que caiu nesse discurso de demonização do comunismo”, afirmou.

Na Casa de Mário Guimarães, apenas os vereadores Teca Nelma e Doutor Valmir, ainda na Legislatura passada, votaram contra a aprovação da lei de Leonardo Dias.