Programa de planejamento reprodutivo do Cria já inseriu mais de 1.350 DIUs em Alagoas
O projeto de planejamento reprodutivo tem como foco oferecer métodos contraceptivos para a população e promover a saúde da mulher alagoana
O programa DeciDIU Bem, da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), já inseriu mais de 1.350 Dispositivos Intrauterinos (DIUs) em mulheres de Alagoas, e já capacitou mais de 38 profissionais em técnicas de inserção. Só em 2025, já foram mais de 150 procedimentos realizados no Ambulatório de Planejamento Reprodutivo do Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió.
O programa DeciDIU Bem, antes conhecido como projeto de Planejamento Reprodutivo, é uma iniciativa do Cria em parceria com a Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança, Adolescente e Rede Cegonha (Sumca), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Ele tem como objetivo, além de ampliar a oferta de métodos contraceptivos à população, habilitar profissionais de enfermagem que atuam na Atenção Básica nos municípios de Alagoas quanto à inserção e retirada do Dispositivo Intrauterino (DIU).
A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, destaca que o marco atingido reforça o compromisso do Governo com a saúde da mulher.
“No Cria costumamos dizer que cuidamos da criança desde antes dela nascer, e isso é justamente através do trabalho realizado pelo programa DeciDIU bem, que cuida da saúde reprodutiva da mulher alagoana, dando a ela o poder de decidir o momento ideal que irá gerar uma criança. Hoje, chegamos a esse número expressivo de um trabalho que é feito diariamente e através de muitas mãos, tanto do Cria quanto dos profissionais capacitados em técnicas de inserção de DIU”, destacou.
Para Kethylen Soares, que é uma das alagoanas que optou pela inserção do DIU através do programa do Cria, não há palavras para descrever o cuidado com cada paciente.
“Eu optei por inserir o DIU de cobre como método contraceptivo e fui muito bem atendida no Hospital da Mulher durante toda a inserção, desde os cuidados antes até o dia do procedimento. O processo todo foi muito tranquilo e fui atendida por profissionais capacitados e super atenciosos, que tiraram minhas dúvidas e não me deixaram preocupada com nada. Não tenho nem como agradecer”, contou Kethelyn.
Ela reforçou ainda que segue satisfeita com sua escolha de um método contraceptivo eficaz, seguro, e que ajuda no controle de sua saúde reprodutiva. “O fato de a inserção ser totalmente gratuita e através do SUS faz toda diferença para as mulheres que desejam aderir. Eu recomendo e indico a todas de olhos fechados”, afirmou.
O DIU de cobre e sua eficácia
O DIU de cobre é um método contraceptivo altamente eficaz, com taxa de sucesso superior a 99%. Ele atua como espermicida, dificultando a mobilidade dos espermatozoides e impedindo a fecundação.
No Ambulatório de Planejamento Reprodutivo, as pacientes recebem acompanhamento completo, desde a consulta inicial até exames de ultrassonografia para verificar o correto posicionamento do dispositivo.
Mulheres interessadas em aderir ao método podem agendar uma consulta no Hospital da Mulher de Alagoas, levando RG, CPF e Cartão SUS. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Últimas notícias
Motorista fica ferido após carro sair da pista e capotar no município de Jaramataia
Com trabalho de Arthur Lira, investimentos fortalecem a saúde, levam dignidade e salvam vidas em Campo Alegre
Paulo Dantas anuncia construção do matadouro de União dos Palmares
Polícia descarta latrocínio em caso de idosa morta em casa invadida em Arapiraca
Alfredo Gaspar lidera pesquisa ao Senado, segundo nova pesquisa
Inscrições para intercâmbio na Inglaterra terminam neste sábado
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
