Litoral

Carlinhos Maia é flagrado de quadriciclo em área de desova de tartarugas no Litoral Sul de AL

Imagens foram divulgadas nesta quarta-feira (2)

Por 7Segundos 02/04/2025 17h05 - Atualizado em 02/04/2025 20h08
Carlinhos Maia é flagrado de quadriciclo em área de desova de tartarugas no Litoral Sul de AL
Carlinhos Maia e Lucas Guimarães em área de desova de tartarugas - Foto: Reprodução

O influenciador digital Carlinhos Maia e seu marido, Lucas Guimarães, estão no centro de uma polêmica após divulgarem nas redes sociais, nesta quarta-feira (2), um passeio de quadriciclo em uma área de desova de tartarugas marinhas no Litoral Sul de Alagoas. As imagens, que mostram o casal circulando na faixa de areia, geraram críticas, especialmente do Instituto Biota de Conservação, que denunciou a ação e ressaltou o impacto ambiental da prática.

De acordo com o Biota, vídeos compartilhados nas redes sociais mostram claramente o uso de quadriciclos em uma região sensível e crucial para a preservação das tartarugas marinhas, entre os municípios de Roteiro e Jequiá da Praia. O local é considerado uma das principais áreas de desova dessas espécies, que estão em risco de extinção. A área é monitorada pela Reserva Extrativista Lagoas de Jequiá, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Área de desova de tartaruga no Litoral Sul de AL

A circulação de veículos motorizados em praias da zona costeira alagoana é ilegal desde julho de 2016, conforme resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM/AL). Essa normativa visa proteger ecossistemas locais e a fauna marinha, incluindo as tartarugas, que fazem suas desovas na região. 

De acordo com a legislação, somente veículos oficiais em serviço, atividades licenciadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e operações de resgates da fauna estão autorizados a trafegar nessas áreas. 

Com a denúncia formalizada, o Biota informou que tomará as medidas cabíveis junto aos órgãos competentes para garantir a preservação do local.

O 7Segundos entrou em contato com o IMA que enviou uma nota se posicionamento sobre o caso:

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/ AL) tem recebido denúncias sobre a circulação irregular de veículos em praias, prática proibida pela Resolução CEPRAM Nº 31/2016. Em Jequiá da Praia, uma campanha educativa está em elaboração em parceria com a RESEX Lagoas de Jequiá (ICMBio) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.