Uncisal inaugura Casa Fecha Feridas para tratamento do pé diabético e úlcera varicosa
Objetivo da unidade é oferecer tratamento especializado e diminuir o número de amputações por diabetes

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) inaugura, nesta sexta-feira (04), às 10 horas, a sua 10ª unidade assistencial na área da saúde. A Casa Fecha Feridas Prof. Isaac Soares de Lima, localizada no bairro do Trapiche da Barra, surge como um espaço inovador para a prevenção e tratamento de feridas em pacientes com diabetes, condição que pode levar a complicações graves, como amputações, caso não seja tratada adequadamente.
O espaço será dirigido pelo médico angiologista e cirurgião vascular Guilherme Pitta e representa um avanço significativo no cuidado à saúde em Alagoas, alinhado aos pilares da universidade: ensino, pesquisa, extensão e assistência.
“A Casa Fecha Feridas é a realização de um projeto importante. Foi uma decisão estratégica da Uncisal, com apoio do governo do estado, porque vai atender a uma parcela grande da população que sofre com o pé diabético e úlcera varicosa. Levei o projeto ao reitor Henrique Costa e ele, com muita sensibilidade, abraçou”, disse o médico Guilherme Pitta.
A nova unidade da Uncisal terá capacidade de realizar 200 consultas por mês e uma média de 400 curativos, além de 100 exames de ultrassom. Guilherme Pitta explica que em Alagoas existe pelo menos cinco mil pacientes de pé diabético com feridas e que exige um tratamento adequado para evitar a amputação.
“O pé diabético é o momento de maior gravidade para o paciente diabético porque tem o risco de descompensação e morte. São 50 amputações por 100 mil habitantes em Alagoas, um número ainda muito alto, acima da média do país porque muitas vezes nas unidades básicas não há o atendimento adequado. Quando o paciente não pode ser tratado na unidade primária ele precisa ser transferido para a unidade secundária em 12h”, destacou Guilherme Pitta.

Segundo ele, na Casa Fecha Feridas Prof. Isaac Soares de Lima também será possível fazer um controle de toda a rede básica de saúde de Maceió através do programa de Tele-saúde. Além do controle do fluxo dos pacientes, permitirá o acesso a todas as informações desses pacientes.
“Essa experiência é reforçada pela Lei municipal que criou o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE). O objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar o pé diabético, garantindo reabilitação e qualidade de vida aos pacientes”, completou Guilherme Pitta.
Ele reforça a importância de capacitar os profissionais de saúde da rede básica para o tratamento adequado de feridas em pacientes diabéticos e que a Casa Fecha Feridas também realizará esse treinamento.
“São oito polos de referência em Maceió ligado à Casa através da Tele-saúde. Vamos conseguir atender, cuidar desses pacientes e evitar as amputações”, completou Pitta.
Pesquisa e formação profissional
A Casa Fecha Feridas Prof. Isaac Soares vai contribui para o fortalecimento do ensino de diversas áreas, como enfermagem, fisioterapia, medicina e outras, que poderão contar com a experiência clínica no tratamento de lesões e no acompanhamento dos pacientes com diabetes.
A unidade também desempenhará um papel importante no fomento à pesquisa, especialmente no tratamento de feridas.
Pesquisadores da universidade poderão utilizar a Casa Fecha Feridas como um laboratório de práticas e inovação, analisando resultados clínicos e desenvolvendo novas metodologias que podem ser aplicadas em outras unidades de saúde.
A extensão, outro pilar da Uncisal, será evidenciada por meio do atendimento direto à comunidade. A Casa Fecha Feridas Prof. Isaac Soares de Lima oferecerá cuidados especializados à população diabética de Maceió, garantindo que aqueles que necessitam de tratamento para feridas crônicas recebam atendimento de alta qualidade.
Essa ação reflete o compromisso da Uncisal com a promoção da saúde pública e com a melhoria da qualidade de vida da população alagoana. Além disso, a unidade será responsável pela implementação do Programa de Atenção ao Pé Diabético (PAPE), que visa educar pacientes e capacitar profissionais de saúde para o manejo adequado das lesões diabéticas.
A parceria da Uncisal com a Rede Municipal de Saúde de Maceió reforça o caráter colaborativo do projeto, proporcionando um impacto direto no sistema de saúde.
Reconhecimento
O reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, destacou que a inauguração da Casa Fecha Feridas Prof. Isaac Soares de Lima é também uma oportunidade para a Uncisal reforçar seu compromisso com a formação de profissionais qualificados e com a produção científica no campo da saúde.
“A universidade integra, assim, suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e assistência, proporcionando um ambiente no qual os alunos poderão atuar diretamente em casos clínicos reais, sob a supervisão de especialistas, contribuindo para o aprendizado prático e o desenvolvimento de novas práticas de cuidados”, disse.
Henrique Costa reforça, ainda, que a interação com pacientes e o acompanhamento de tratamentos de feridas crônicas permitirá aos alunos vivenciar a realidade dos cuidados com a saúde pública, estimulando o aprimoramento de suas habilidades clínicas e o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação na área de saúde.
Ele falou sobre o nome do professor Isaac Soares de Lima, falecido em 2024, para a Casa Fecha Feridas. “Foi professor de muitos profissionais que hoje brilham em Alagoas e outros estados. Prof. Isaac foi uma referência para todos nós da Escola de Ciências Médica, hoje Uncisal. Estamos felizes em poder prestar esta homenagem”, completou o reitor.
Ex-aluno do professor Isaac Soares de Lima, o médico e diretor da Casa Fecha Feridas, Guilherme Pitta, também falou sobre o professor. “Com ele aprendemos a Medicina verdadeira, a técnica cirúrgica, o respeito ao paciente e à ética. Ele tinha um jeito especial de falar com as pessoas. Foi um grande pesquisador. Nossa turma tinha uma relação muito próxima com o professor Isaac. Era professor dedicado à causa de ensinar”, disse Pitta.
Após a inauguração da Casa Fecha Feridas será realizado no mini-auditório da Uncisal, às 11h, o lançamento do Memorial Isaac Soares de Lima "Cirurgião Jovem do Século XX" e também o lançamento do livro "Telemedicina: Desafios para o ensino e a formação médica".
Últimas notícias

Hospital da Criança explica riscos que a meningite causa aos pequenos

Homem condenado por abusar de filho de oito anos e filha de dez é preso em Arapiraca

Destino AL recebe cerca de 200 mil visitantes na temporada de cruzeiros 24/25, a maior da história

Após operação da PF, vereador Siderlane Mendonça fala em perseguição: ‘Não sei do que se trata’

Acidente de trânsito deixa motoqueiro ferido no município de Japaratinga

Collor foi preso no Aeroporto Zumbi dos Palmares ao tentar embarcar para Brasília, diz defesa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
