Planta Alagoas beneficia aldeia indígena Wassu Cocal com sementes de milho e feijão
Município de Joaquim Gomes vai receber 8,4 toneladas de sementes em 2025

O município de Joaquim Gomes recebeu, nesta quinta-feira (3), as primeiras entregas do programa Planta Alagoas, providenciadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). Os agricultores familiares, entre eles indígenas da aldeia Wassu Cocal, serão contemplados com a distribuição de 8,4 toneladas de sementes de milho e feijão este ano.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joaquim Gomes e a Cooperativa dos Agricultores Familiares (COOPAF), entidades representativas dos agricultores familiares do município e que estão cadastradas no programa, iniciaram as entregas na Escola Estadual Indígena José Máximo de Oliveira, inaugurada pelo governador Paulo Dantas, em 2024, atendendo de forma prioritária a aldeia Wassu Cocal.
“Como foi prometido, nós trouxemos para Joaquim Gomes mais de seis toneladas de milho e mais de duas toneladas de feijão carioca e feijão de corda para que os agricultores possam plantar no tempo certo e tenham uma colheita abundante. E é importante dizer que estamos distribuindo sementes cuja qualidade foi testada antes de serem distribuídas”, afirmou a secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.
.jpg)
O cacique Edmilson José da Silva informou que a aldeia é composta por 675 famílias e muitos indígenas plantam milho, feijão, macaxeira, batata, entre outras culturas. Neste ano, a Prefeitura de Joaquim Gomes já sinalizou que vai inserir o feijão nas compras públicas da agricultura familiar para a merenda escolar e fará a aquisição do plantio de feijão dos Wassu Cocal.
“É um momento muito importante de estar recebendo essas autoridades na nossa comunidade, fortalecendo e garantindo a agricultura familiar para as famílias da nossa aldeia. Muitas famílias que vivem aqui são agricultores e eles vão poder plantar e colher com essas sementes. A palavra, hoje, é gratidão a todos por esse momento”, declarou o cacique Edmilson.
O Planta Alagoas 2025 tem como meta desta etapa de distribuição de sementes a entrega de 650 toneladas de milho e feijão para plantio, atendendo mais de 45 mil agricultores familiares em todo o Estado.
.jpg)
O evento também contou com a presença da secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born; do superintendente regional da Conab em Alagoas, Elizeu Rêgo; da secretária municipal de Agricultura de Joaquim Gomes, Alda Inácio, entre outras autoridades.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
