Planta Alagoas beneficia aldeia indígena Wassu Cocal com sementes de milho e feijão
Município de Joaquim Gomes vai receber 8,4 toneladas de sementes em 2025
O município de Joaquim Gomes recebeu, nesta quinta-feira (3), as primeiras entregas do programa Planta Alagoas, providenciadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). Os agricultores familiares, entre eles indígenas da aldeia Wassu Cocal, serão contemplados com a distribuição de 8,4 toneladas de sementes de milho e feijão este ano.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joaquim Gomes e a Cooperativa dos Agricultores Familiares (COOPAF), entidades representativas dos agricultores familiares do município e que estão cadastradas no programa, iniciaram as entregas na Escola Estadual Indígena José Máximo de Oliveira, inaugurada pelo governador Paulo Dantas, em 2024, atendendo de forma prioritária a aldeia Wassu Cocal.
“Como foi prometido, nós trouxemos para Joaquim Gomes mais de seis toneladas de milho e mais de duas toneladas de feijão carioca e feijão de corda para que os agricultores possam plantar no tempo certo e tenham uma colheita abundante. E é importante dizer que estamos distribuindo sementes cuja qualidade foi testada antes de serem distribuídas”, afirmou a secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.
.jpg)
O cacique Edmilson José da Silva informou que a aldeia é composta por 675 famílias e muitos indígenas plantam milho, feijão, macaxeira, batata, entre outras culturas. Neste ano, a Prefeitura de Joaquim Gomes já sinalizou que vai inserir o feijão nas compras públicas da agricultura familiar para a merenda escolar e fará a aquisição do plantio de feijão dos Wassu Cocal.
“É um momento muito importante de estar recebendo essas autoridades na nossa comunidade, fortalecendo e garantindo a agricultura familiar para as famílias da nossa aldeia. Muitas famílias que vivem aqui são agricultores e eles vão poder plantar e colher com essas sementes. A palavra, hoje, é gratidão a todos por esse momento”, declarou o cacique Edmilson.
O Planta Alagoas 2025 tem como meta desta etapa de distribuição de sementes a entrega de 650 toneladas de milho e feijão para plantio, atendendo mais de 45 mil agricultores familiares em todo o Estado.
.jpg)
O evento também contou com a presença da secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born; do superintendente regional da Conab em Alagoas, Elizeu Rêgo; da secretária municipal de Agricultura de Joaquim Gomes, Alda Inácio, entre outras autoridades.
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
