Agricultura

Planta Alagoas beneficia aldeia indígena Wassu Cocal com sementes de milho e feijão

Município de Joaquim Gomes vai receber 8,4 toneladas de sementes em 2025

Por 7Segundos, com assessoria 03/04/2025 17h05
Planta Alagoas beneficia aldeia indígena Wassu Cocal com sementes de milho e feijão
Município de Joaquim Gomes será contemplado com 8,4 toneladas de grãos em 2025 - Foto: Tatiane Bastos

O município de Joaquim Gomes recebeu, nesta quinta-feira (3), as primeiras entregas do programa Planta Alagoas, providenciadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). Os agricultores familiares, entre eles indígenas da aldeia Wassu Cocal, serão contemplados com a distribuição de 8,4 toneladas de sementes de milho e feijão este ano.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joaquim Gomes e a Cooperativa dos Agricultores Familiares (COOPAF), entidades representativas dos agricultores familiares do município e que estão cadastradas no programa, iniciaram as entregas na Escola Estadual Indígena José Máximo de Oliveira, inaugurada pelo governador Paulo Dantas, em 2024, atendendo de forma prioritária a aldeia Wassu Cocal.

“Como foi prometido, nós trouxemos para Joaquim Gomes mais de seis toneladas de milho e mais de duas toneladas de feijão carioca e feijão de corda para que os agricultores possam plantar no tempo certo e tenham uma colheita abundante. E é importante dizer que estamos distribuindo sementes cuja qualidade foi testada antes de serem distribuídas”, afirmou a secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.


O cacique Edmilson José da Silva informou que a aldeia é composta por 675 famílias e muitos indígenas plantam milho, feijão, macaxeira, batata, entre outras culturas. Neste ano, a Prefeitura de Joaquim Gomes já sinalizou que vai inserir o feijão nas compras públicas da agricultura familiar para a merenda escolar e fará a aquisição do plantio de feijão dos Wassu Cocal.

“É um momento muito importante de estar recebendo essas autoridades na nossa comunidade, fortalecendo e garantindo a agricultura familiar para as famílias da nossa aldeia. Muitas famílias que vivem aqui são agricultores e eles vão poder plantar e colher com essas sementes. A palavra, hoje, é gratidão a todos por esse momento”, declarou o cacique Edmilson.

O Planta Alagoas 2025 tem como meta desta etapa de distribuição de sementes a entrega de 650 toneladas de milho e feijão para plantio, atendendo mais de 45 mil agricultores familiares em todo o Estado.


O evento também contou com a presença da secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born; do superintendente regional da Conab em Alagoas, Elizeu Rêgo; da secretária municipal de Agricultura de Joaquim Gomes, Alda Inácio, entre outras autoridades.