Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Autor da matéria diz que a regulamentação não impede o uso dos aparelhos nas unidades escolares, apenas estabelece diretrizes
O vereador Leonardo Dias (PL) apresentou um Projeto de Lei que regulamenta o uso de aparelhos celulares nas escolas públicas e privadas de Maceió. A matéria recebeu o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nessa sexta-feira (4).
A medida atende à recomendação do Ministério da Educação (MEC) que, no final de janeiro deste ano, lançou dois guias orientando as unidades escolares sobre a restrição dos aparelhos nas escolas.
De acordo com a matéria de Leonardo Dias, os alunos só poderão usar os celulares nas salas de aula quando autorizado pelo professor, para fins pedagógicos, e para o registro e denúncia de violações de direitos fundamentais no ambiente escolar.
O texto esclarece, ainda, que os alunos poderão usar os celulares para comunicação emergencial com pais, responsáveis, autoridades ou serviços de atendimento, como polícia, bombeiros ou equipes médicas.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Maceió emitiu parecer favorável ao projeto de Leonardo Dias. No relatório de Silvania Barbosa (Solidariedade), a vereadora disse que a proposição encontra-se em conformidade com a legislação vigente, atendendo aos critérios de competência legislativa, adequação formal e material.
Na justificativa, Leonardo Dias esclarece que a regulamentação não representa a proibição dos aparelhos nas escolas, mas sim, diretrizes para garantir a segurança de alunos e profissionais da educação.
“A regulamentação proposta busca equilibrar a disciplina escolar com a necessidade de permitir o uso responsável de dispositivos eletrônicos, reconhecendo sua importância tanto para fins pedagógicos quanto para a proteção de alunos e professores contra eventuais abusos ou infrações”, diz o vereador.
“A proposta estabelece diretrizes que equilibram o direito à segurança, à privacidade e à liberdade de ensino, ao mesmo tempo em que respeitam os limites disciplinares necessários para o funcionamento adequado das instituições de ensino”, afirmou o vereador.
O debate em torno da proibição de celulares nas escolas vem ganhando destaque desde o final de 2024. O presidente da Frente Parlamentar da Educação, Rafael Brito (MDB), já deixou claro, à imprensa, sua defesa para que a proibição se dê apenas nas salas de aula, com os alunos podendo utilizar os aparelhos durante o recreio.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
