‘Prefeito tiktoker’ ironiza ação da PF em sua casa: ‘Acharam Nutella’
Buscas na casa de 'prefeito tiktoker' fazem parte de operação da Polícia Federal contra esquema de desvio de recursos públicos em Sorocaba

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido como “prefeito tiktoker”, ironizou os mandados de busca e apreensão que foram cumpridos em sua casa na manhã desta quinta-feira (10) pela Polícia Federal. Em um vídeo publicado no TikTok algumas horas depois da ação dos policiais, ele disse que as denúncias foram feitas após ele lançar sua pré-candidatura à Presidência da República.
“Foi eu lançar minha pré-candidatura à Presidente da República, pontuar em terceiro lugar nas pesquisas internas, em segundo lugar para o governo do estado, que mandaram a Polícia Federal aqui em casa por causa da ‘denúncia da denúncia da denúncia’ e acharam algumas coisas aqui em casa: bolo de cenoura, Nutella e o Pokémon que o meu filho tanto ama”, falou.
Manga e o ex-secretário municipal de Saúde, Vinicius Rodrigues, são investigados na Operação Copia e Cola, cujo objetivo é desarticular uma organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos destinados à saúde.
Ainda na postagem da manhã desta quinta, o prefeito disse que vai intensificar sua candidatura e que não tem medo do Presidente Lula (PT) ou das autoridades que “estão incomodadas com a sua ascensão”.
Operação na casa de “prefeito tiktoker”
De acordo com a PF, a investigação da Operação Copia e Cola teve início no ano de 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município de Sorocaba.
Foram identificados atos de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias.
Também foi determinado o sequestro de bens e valores no total de até R$ 20 milhões e a proibição da Organização Social (OS) investigada de contratar com o poder público.
Ao todo, a operação da PF compriu 28 mandatos de busca e apreensão em Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, todas no estado de São Paulo, além de um mandado de busca e apreensão na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.
Em nota, o prefeito Rodrigo Manga informou que “está havendo plena colaboração com as autoridades” envolvidas na operação desta quinta-feira, “para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos, o mais brevemente possível”.
“Vale destacar que a operação acontece em um momento de grande projeção da cidade e do nome do prefeito Rodrigo Manga no cenário nacional”, diz a nota. “Não é a primeira vez na história que vemos ‘forças ocultas’ se levantarem contra representantes que se projetam como uma alternativa ao sistema e dão voz ao povo.”
Desvios na Secretaria de Saúde
A Secretaria de Saúde de Sorocaba já havia sido alvo da Operação Parajás, no ano passado, quando a Polícia Federal cumpriu 19 mandados de busca e apreensão na secretaria para apurar um suposto esquema de desvio de recursos públicos ocorridos entre 2020 e 2023.
As investigações não focavam diretamente no prefeito, mas envolviam contratos firmados antes e durante a gestão de Manga, em especial pelo seu antigo secretário de Saúde Cláudio Pompeo. A suspeita é que esses contratos teriam sido direcionados a duas empresas e uma entidade assistencial, supostamente controladas por um ex-servidor público municipal.
Últimas notícias

Fãs de Lady Gaga acampam nas areias de Copacabana para ver show

Casal em moto morre após ser atingido por caminhão na Av. Menino Marcelo

Em Interlagos, Carminha sobe Arapiraca no pódio e brilha na corrida em homenagem a Senna

3º BPM reduz homicídios em 66% no mês de abril e reforça segurança no Agreste alagoano

Mais Médicos abre três mil vagas para reduzir tempo de espera no SUS

Veja imagens do casamento do governador Paulo Dantas com Júlia Britto
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
