Política

Em Soracaba, PF faz buscas em casa de “prefeito tiktoker” Rodrigo Manga

Investigação apura organização criminosa suspeita de lavar dinheiro e fraudar contratos com uma OS

Por 7Segundos 10/04/2025 08h08 - Atualizado em 11/04/2025 10h10
Em Soracaba, PF faz buscas em casa de “prefeito tiktoker” Rodrigo Manga
PF cumpre mandado de busca e apreensão contra prefeito de Sorocaba - Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a operação *Copia e Cola*, que investiga um esquema de desvio de recursos públicos na área da saúde em Sorocaba, no interior de São Paulo. Entre os alvos está o prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos), que teve sua residência vasculhada por agentes federais.

De acordo com a PF, a investigação teve início em 2022 após a identificação de indícios de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) responsável por administrar serviços de saúde no município. A apuração revelou supostos crimes como lavagem de dinheiro — por meio de depósitos em espécie, pagamentos de boletos e transações imobiliárias — além da formação de organização criminosa.

A Justiça Federal determinou o sequestro de bens e valores que podem chegar a R$ 20 milhões, além da proibição da OS investigada de firmar novos contratos com o poder público.

No total, a operação cumpriu 28 mandados de busca e apreensão em cidades paulistas como Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco. Também houve cumprimento de mandado em Vitória da Conquista, na Bahia.

Até a publicação desta reportagem, o prefeito Rodrigo Manga e a Prefeitura de Sorocaba não haviam se manifestado sobre a operação. O espaço segue aberto para manifestações.