Sesau promove capacitação para técnicos municipais sobre o tratamento de fumantes
A iniciativa reuniu representantes de nove municípios que irão implantar os seus Núcleos de Apoio ao Fumante

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (10), uma capacitação sobre o tratamento de fumantes. A iniciativa foi realizada na sede do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no Conjunto Santo Eduardo, em Maceió, e reuniu técnicos de nove municípios que se encontram em processo de abertura dos seus Núcleos de Apoio ao Fumante (NAFs).
Participaram do treinamento os técnicos de Santana do Ipanema, Marechal Deodoro, Paripueira, Igreja Nova, Feliz Deserto, Santana do Mundaú, Barra de Santo Antônio, Campo Alegre e São Luís do Quitunde. Por meio da capacitação, esses municípios irão atuar para implantar seus Núcleos de Apoio ao Fumante, ajudando as pessoas a abandonarem o vício no uso do tabaco, que causa mais de 50 doenças, entre elas, o câncer de boca.
“Essa iniciativa é muito importante para assegurar que os municípios tenham subsídio para implantar seus Núcleos de Apoio ao Fumante. Isso porque, por meio destes serviços, as pessoas que querem se livrar do vício do tabaco terão acesso a assistência técnica qualificada, além de acolhimento humanizado para auxiliá-las nessa jornada”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Eunice Canuto.
Para a gerente de Vigilância e Controle de Doenças Não Transmissíveis da Sesau, Rita Murta, a iniciativa faz parte da estratégia de enfrentamento do tabagismo. “A atuação da gestão estadual de saúde contra o fumo acontece em parceria com diferentes instituições e tem atuado para prevenir o início no vício e apoiar pessoas que queiram abandonar esse hábito mortal”, destacou.
Presente ao evento, o farmacêutico Alfredo Carvalho, representando a cidade de Paripueira, destacou a importância da capacitação para a população da cidade. “A capacitação das equipes é um passo importante para que o problema do tabagismo seja enfrentado de frente, com a participação de toda a sociedade”, reforçou.
Núcleos
Atualmente, Alagoas conta com 41 Núcleos de Apoio ao Fumante, distribuídos em 13 municípios: Maceió, Arapiraca, Pilar, Teotônio Vilela, Piranhas, Igaci, Campo Alegre, Junqueiro, Coruripe, Craíbas, Jacaré dos Homens, Palmeira dos Índios e Pão de Açúcar.
Em Maceió, os Núcleos de Apoio ao Fumante estão localizados no II Centro de Saúde (Poço), Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Tabuleiro do Martins), Clínica da Família José Aprígio Vilela (Benedito Bentes), Clínica da Família Dr. João Fireman (Jacintinho), Unidade de Saúde Professor Dídimo Otto (Benedito Bentes) e Unidade de Saúde João Paulo II (Jacintinho).
Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa procurar o Núcleo de Apoio ao Fumante mais perto de sua residência e expressar seu desejo em parar de fumar. Ao chegar ao local, será acolhido pela equipe e, dependendo da demanda da unidade, pode entrar automaticamente no grupo.
Caso não existam vagas naquele momento, ele irá aguardar ser chamado para compor novos grupos, de acordo com o número de vagas. Para obter maiores informações, o fumante também pode entrar em contato com o e-mail [email protected] .
Últimas notícias

Família reconhece corpo de criança encontrada na Praia do Pontal do Peba

TJAL anuncia Justiça Itinerante em Jacuípe nesta sexta-feira (10)

Escolha de Renan Calheiros como relator do projeto de isenção do IR é vista com temor pelo governo Lula

Durante operação nacional, homem é preso em Maceió por armazenar pornografia infantil

SP: Metanol foi adicionado e não surgiu de destilação natural, diz perícia

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
