Polícia

Região Metropolitana de Maceió registra quatro casos de violência contra a mulher em 24 horas

Ocorrências foram registradas em Maceió e Rio Largo; ferramenta Ártemis, do TJ-AL, pode ajudar mulheres em situação de risco

Por 7Segundos 13/04/2025 07h07 - Atualizado em 13/04/2025 10h10
Região Metropolitana de Maceió registra quatro casos de violência contra a mulher em 24 horas
Violência doméstica - Foto: Reprodução/Internet

Em um intervalo de apenas 24 horas, quatro casos de violência contra a mulher foram registrados pela Polícia Militar na Região Metropolitana de Maceió. As ocorrências aconteceram entre a noite de sábado (12) e a madrugada deste domingo (13), nos municípios de Maceió e Rio Largo.

O primeiro caso ocorreu por volta das 19h16 no bairro Santos Dumont, na capital alagoana. Acionada por denúncia de agressão, a Força Tática do 12º BPM encontrou manchas de sangue no chão da residência. O agressor foi preso em flagrante e levado à Central de Flagrantes.

Horas depois, já no bairro Benedito Bentes, também em Maceió, outros dois casos foram registrados. O primeiro, às 21h12, envolveu ameaças e ofensas morais por parte de um homem contra sua companheira. Já às 21h20, em outro ponto do mesmo bairro, uma mulher foi encontrada com hematomas no rosto após ser agredida pelo esposo. Ambos os agressores foram conduzidos à delegacia e autuados.

O caso mais grave da noite aconteceu em Rio Largo, por volta das 21h33, no Conjunto Margarida Procópio. Durante patrulhamento, policiais militares encontraram um homem ensanguentado que alegava ter sofrido uma tentativa de homicídio. No entanto, a esposa dele, também ferida, relatou ter sido agredida por ele e afirmou que agiu em legítima defesa. A Polícia Militar apreendeu uma espingarda calibre 12 no local. O delegado de plantão concluiu pela prisão em flagrante do homem, com base na Lei Maria da Penha.

Embora os quatro casos tenham tido resposta imediata das forças de segurança, especialistas alertam que o número real de episódios de violência é muito maior. A subnotificação — por medo, dependência emocional ou financeira e falta de informação — ainda é um dos maiores obstáculos para o enfrentamento da violência doméstica.

Para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade, o Tribunal de Justiça de Alagoas oferece o sistema Ártemis, ferramenta que monitora e dá suporte a vítimas de violência doméstica, garantindo medidas protetivas e acompanhamento judicial.

Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados de forma anônima pelo número 180. Em situações de emergência, a orientação é acionar imediatamente o 190.