Brasil deveria manter salário mínimo congelado por seis anos, diz Armínio Fraga
O economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (1999–2003), defendeu neste sábado (12) que o Brasil congele o salário mínimo "em termos reais" por um período de seis anos. A declaração foi feita durante a Brazil Conference, evento realizado na Universidade de Harvard e no MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Cambridge, nos Estados Unidos.
Segundo Fraga, a medida seria necessária para conter o crescimento do gasto público e viabilizar um ajuste fiscal mais rigoroso. “O Brasil precisa congelar o salário mínimo em termos reais por seis anos”, afirmou. Na prática, isso significa que o valor do salário mínimo continuaria sendo reajustado apenas pela inflação, sem ganho real — o que vai na contramão da atual política do governo federal, que prevê aumentos acima da inflação de até 2,5%.
A valorização real do salário mínimo foi uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022 e tem sido mantida em seu atual mandato.
Durante sua participação na conferência, Fraga também defendeu uma "reforma radical" no Estado brasileiro. Ele destacou que os gastos com folha de pagamento e previdência consomem cerca de 80% das despesas públicas, número que considerou “completamente fora da curva”. Para o economista, sem uma revisão profunda desses custos, será difícil equilibrar as contas do governo.
Críticas ao cenário internacional
O economista aproveitou o evento para comentar o cenário político internacional. Ao se referir ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Fraga expressou preocupação com a postura do líder norte-americano em relação a países vizinhos.
“Quando vejo o presidente dos Estados Unidos maltratando, humilhando o Canadá, o México, fico assustado. Onde vamos desse jeito?”, questionou. Ele também defendeu que o Brasil adote uma postura mais cautelosa e independente no cenário internacional. “O melhor, neste momento, é o Brasil manter certa independência e ser mais cuidadoso nas suas posições”, concluiu.
Últimas notícias
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
