HGE faz nova captação de órgãos e mais cinco pessoas são contempladas com transplantes
Córneas, rins e fígado foram doados por homem diagnosticado com morte encefálica após grave acidente de trânsito

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou nesta terça-feira (15) mais uma captação de órgãos, após ser mobilizado pela Central de Transplantes de Alagoas. Córneas, rins e fígado foram disponibilizados para cidadãos que estão na fila de espera por transplante, materializando nessas pessoas a esperança por dias melhores.
A doação foi autorizada pela família de um homem de 55 anos, que sofreu um acidente de trânsito e teve o diagnóstico de morte encefálica. Apesar da dor e tragédia, a decisão pela doação dos órgãos foi vista como mais uma forma de fortalecer a corrente do bem, pela vida de outras cinco pessoas.
“Nós agradecemos muito a essa família por ter permitido a doação dos órgãos. Sabemos que não é uma decisão fácil, em um momento muito sofrido, mas essa atitude ressignifica a vida de muitas pessoas, além das cinco que recebem esses órgãos. São famílias que estão convivendo com o medo da morte e que agora poderão ter a chance de celebrar a superação dessa fase também difícil”, ressaltou Daniela Ramos, coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas.
No Estado, 578 pessoas estão na fila de espera pelo transplante, sendo 559 por córneas, 13 por rins, quatro por coração e duas por fígado. Esse quantitativo pode ser diminuído com mais famílias autorizando a doação dos órgãos. Para isso, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) tem articulado nas unidades de saúde ações de conscientização sobre o tema, que inclui treinamentos aos profissionais e acolhimento às famílias destroçadas com a notícia da morte encefálica.
“É muito importante a gente conversar sobre isso. É muito importante a gente decidir que quer ser um doador e compartilhar essa decisão com os nossos familiares. A gente não sabe o que pode acontecer no futuro. O que a gente sabe é que todos nós estamos nos dedicando pela vida, inclusive após o reconhecimento da morte”, afirmou a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas.
Últimas notícias

Musico Alagoano Hermeto Pascoal morre aos 89 anos

Homem é preso por atacar filho com golpes de faca e reagir à abordagem da PM em Minas

Mais de 100 mil pessoas participam de protesto em Londres convocado por ativista de extrema direita

PM apreende 17 armas de fogo e mais de 10 Kg de drogas na última semana em Alagoas

Carro roda na pista e se choca contra mureta na Avenida Josefa de Melo

Biota alerta para regras de convivência durante temporada reprodutiva de baleias-jubarte
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
