Semed abre seleção para alfabetizadores e intérpretes de Libras
As inscrições para o programa Brasil Alfabetizado estão on-line e podem ser feitas até dia 24 de abril

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está selecionando alfabetizadores e tradutores-intérpretes de Libras para atuarem como voluntários no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) 2025-2027. A chamada pública foi publicada na edição extraordinária do Diário Oficial de Maceió do dia 15 de abril.
As inscrições foram feitas nesta quarta-feira (16) e prosseguem até o dia 24 deste mês, devendo ser feitas exclusivamente on-line, por meio https://forms.gle/tdff47eG6vFi4hWk7 .
Estão sendo oferecidas 100 vagas, sendo 90 para atuação na zona urbana e 10 na zona rural da capital alagoana. Também estão previstas 10 vagas para intérpretes de Libras, com uma delas destinada ao meio rural. Os selecionados recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 1.200.
Para concorrer às vagas, o candidato precisa ter, no mínimo, 18 anos, Ensino Médio completo e experiência em docência. No caso dos intérpretes de Libras, é necessária certificação do Prolibras, graduação em Letras-Libras ou pós-graduação na área, além de comprovação de atuação com público surdo.
O programa visa ampliar o acesso à educação para jovens, adultos e idosos que ainda não foram alfabetizados. Os alfabetizadores atuam em turmas presenciais com carga horária de 10 horas semanais em sala de aula e duas horas dedicadas à formação continuada.
A seleção será realizada em duas etapas com a análise curricular e entrevista, prevista para os dias 28 e 29 de abril, presencialmente ou de forma on-line. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 6 de maio, no site da Prefeitura de Maceió e da Secretaria Municipal de Educação.
Os candidatos classificados fora do número de vagas imediatas formarão um banco de reserva e poderão ser convocados ao longo do programa, que se estende até 2027.
Entre as diversas atividades a serem desenvolvidas pelos alfabetizadores selecionados estão o planejamento das aulas, acompanhamento da frequência dos alunos, registro de produções pedagógicas, aplicação de avaliações, realização de visitas domiciliares aos estudantes que faltam e garantia da coleta de aulas para a formação das turmas.
Os intérpretes de Libras devem estar vinculados a turmas com ao menos um aluno surdo e participar das mesmas formações previstas para os alfabetizadores.
Últimas notícias

Idoso de 69 anos fica ferido após atropelamento em Penedo

Obra interdita Av. Comendador Leão, no Poço, até domingo (6)

Curto-circuito no sistema de energia solar provoca princípio de incêndio no prédio da Justiça Federal

Morre aos 93 anos o pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata

Homem de 20 anos é assassinado a tiros no Canaã, em Maceió

Motorista perde controle de caminhonete e invade calçada em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
