Semed abre seleção para alfabetizadores e intérpretes de Libras
As inscrições para o programa Brasil Alfabetizado estão on-line e podem ser feitas até dia 24 de abril
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está selecionando alfabetizadores e tradutores-intérpretes de Libras para atuarem como voluntários no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) 2025-2027. A chamada pública foi publicada na edição extraordinária do Diário Oficial de Maceió do dia 15 de abril.
As inscrições foram feitas nesta quarta-feira (16) e prosseguem até o dia 24 deste mês, devendo ser feitas exclusivamente on-line, por meio https://forms.gle/tdff47eG6vFi4hWk7 .
Estão sendo oferecidas 100 vagas, sendo 90 para atuação na zona urbana e 10 na zona rural da capital alagoana. Também estão previstas 10 vagas para intérpretes de Libras, com uma delas destinada ao meio rural. Os selecionados recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 1.200.
Para concorrer às vagas, o candidato precisa ter, no mínimo, 18 anos, Ensino Médio completo e experiência em docência. No caso dos intérpretes de Libras, é necessária certificação do Prolibras, graduação em Letras-Libras ou pós-graduação na área, além de comprovação de atuação com público surdo.
O programa visa ampliar o acesso à educação para jovens, adultos e idosos que ainda não foram alfabetizados. Os alfabetizadores atuam em turmas presenciais com carga horária de 10 horas semanais em sala de aula e duas horas dedicadas à formação continuada.
A seleção será realizada em duas etapas com a análise curricular e entrevista, prevista para os dias 28 e 29 de abril, presencialmente ou de forma on-line. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 6 de maio, no site da Prefeitura de Maceió e da Secretaria Municipal de Educação.
Os candidatos classificados fora do número de vagas imediatas formarão um banco de reserva e poderão ser convocados ao longo do programa, que se estende até 2027.
Entre as diversas atividades a serem desenvolvidas pelos alfabetizadores selecionados estão o planejamento das aulas, acompanhamento da frequência dos alunos, registro de produções pedagógicas, aplicação de avaliações, realização de visitas domiciliares aos estudantes que faltam e garantia da coleta de aulas para a formação das turmas.
Os intérpretes de Libras devem estar vinculados a turmas com ao menos um aluno surdo e participar das mesmas formações previstas para os alfabetizadores.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
