CCJ veta projeto que transforma Guarda Civil de Maceió em Polícia Municipal
Relatório de Thiago Prado aponta que o texto de autoria de Leonardo Dias é inconstitucional

O projeto de lei que pretende transformar a Guarda Municipal de Maceió em Polícia Municipal recebeu parecer negativo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal da capital.
O relatório do vereador Thiago Prado (PP), apontando a inconstitucionalidade da matéria, foi publicado na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial do Município.
De acordo com o delegado vereador, a alteração da nomenclatura “Guarda Municipal” para “Polícia Municipal" é inconstitucional já que a Constituição Federal não prevê esta substituição.
“A ampliação de atribuições para ações de segurança urbana, policiamento preventivo e comunitário é válida, desde que respeitadas as competências constitucionais. (...) A mudança da nomenclatura é inconstitucional. No entanto, as demais disposições do projeto estão em conformidade com o entendimento do STF”, diz o relator do projeto na CCJ.
A matéria é de autoria do vereador Leonardo Dias (PL) e prevê, além da alteração do nome, que os agentes sejam responsáveis pelo patrulhamento preventivo e ostensivo em vias e espaços públicos municipais; proteção do patrimônio público municipal, como escolas e unidades de saúde; colaboração com órgãos estaduais e federais de segurança pública em operações conjuntas; prevenção e mediação de conflitos que afetem a ordem pública no município; e pela realização de prisões em flagrante delito, encaminhando os infratores às autoridades competentes.
Integrantes da Polícia Municipal terão, caso aprovado pela Câmara de Vereadores, porte de arma de fogo, conforme a legislação federal, desde que atendam aos requisitos técnicos e psicológicos exigidos.
O vereador Thiago Prado, ainda em seu relatório, sugere que o autor da matéria apresente um projeto de lei complementar à lei que dispõe sobre o Estatuto da Guarda Municipal de Maceió.
Últimas notícias

Casos de dengue caem 87% em junho em Maceió em relação a 2024, diz SMS

Secretaria da Saúde de Maceió divulga resultado preliminar do PET-Saúde Digital

Carro pega fogo e assusta moradores na Antiga Rua da Feira, em Maragogi

Homem vai parar na delegacia após perturbar vizinhos com som alto na madrugada em Jacuípe

Homem sob suspeita de efeito de drogas é preso por ameaçar mulher no Benedito Bentes

Motorista embriagado é preso após derrubar muro de residência na cidade de Messias
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
