Bolsonaro é único nome da direita capaz de vencer Lula em 2026, diz nova pesquisa
Levantamento aponta vantagem do ex-presidente em 1º e 2º turnos
Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida presidencial para 2026 em todos os cenários em que aparece, segundo nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (22) pelo instituto Paraná Pesquisas. Mesmo inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente aparece como o único nome da direita capaz de vencer Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno — e com margem mais confortável no segundo.
Na simulação estimulada com seis candidatos, Bolsonaro registra 38,5% das intenções de voto, contra 33,3% de Lula. Ciro Gomes (PDT) surge em terceiro, com 9,7%, seguido por outros nomes da terceira via.
Em um eventual segundo turno, o ex-presidente ampliaria sua vantagem sobre o petista: 44,4% contra 38,8%. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apesar da liderança, Bolsonaro segue inelegível até 2030, após ter sido condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, em julgamento realizado em 2023. Ele também é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
Substitutos testados não repetem desempenho
A pesquisa também avaliou cenários com possíveis substitutos de Bolsonaro na disputa. No segundo cenário testado, Michelle Bolsonaro (PL) aparece com 31,7% das intenções de voto, empatando tecnicamente com Lula, que soma 33,7%.
Quando o nome testado é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ele marca 27,3%, ficando atrás de Lula, com 34,0%. Já o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), atinge 16,2% — distante do petista, que aparece com 33,3%.
Simulações de segundo turno
Em cenários de segundo turno, Bolsonaro é o único que venceria Lula, com 44,4% a 38,8%. Já Michelle e Tarcísio aparecem empatados com o presidente dentro da margem de erro:
Lula x Michelle Bolsonaro: 42,0% x 41,4%
Lula x Tarcísio de Freitas: 41,2% x 40,3%
O levantamento foi feito entre os dias 16 e 19 de abril de 2025, com 2.020 entrevistas presenciais em 160 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%.
Veja também
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
