Bolsonaro é único nome da direita capaz de vencer Lula em 2026, diz nova pesquisa
Levantamento aponta vantagem do ex-presidente em 1º e 2º turnos
Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida presidencial para 2026 em todos os cenários em que aparece, segundo nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (22) pelo instituto Paraná Pesquisas. Mesmo inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente aparece como o único nome da direita capaz de vencer Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno — e com margem mais confortável no segundo.
Na simulação estimulada com seis candidatos, Bolsonaro registra 38,5% das intenções de voto, contra 33,3% de Lula. Ciro Gomes (PDT) surge em terceiro, com 9,7%, seguido por outros nomes da terceira via.
Em um eventual segundo turno, o ex-presidente ampliaria sua vantagem sobre o petista: 44,4% contra 38,8%. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apesar da liderança, Bolsonaro segue inelegível até 2030, após ter sido condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, em julgamento realizado em 2023. Ele também é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
Substitutos testados não repetem desempenho
A pesquisa também avaliou cenários com possíveis substitutos de Bolsonaro na disputa. No segundo cenário testado, Michelle Bolsonaro (PL) aparece com 31,7% das intenções de voto, empatando tecnicamente com Lula, que soma 33,7%.
Quando o nome testado é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ele marca 27,3%, ficando atrás de Lula, com 34,0%. Já o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), atinge 16,2% — distante do petista, que aparece com 33,3%.
Simulações de segundo turno
Em cenários de segundo turno, Bolsonaro é o único que venceria Lula, com 44,4% a 38,8%. Já Michelle e Tarcísio aparecem empatados com o presidente dentro da margem de erro:
Lula x Michelle Bolsonaro: 42,0% x 41,4%
Lula x Tarcísio de Freitas: 41,2% x 40,3%
O levantamento foi feito entre os dias 16 e 19 de abril de 2025, com 2.020 entrevistas presenciais em 160 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
[Vídeo] Jovem arapiraquense que aguardava cirurgia há dois meses é operado em Maceió
Polícia Militar prende suspeito de torturar e matar casal na Grota do Rafael, no Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
