Bolsonaro é único nome da direita capaz de vencer Lula em 2026, diz nova pesquisa
Levantamento aponta vantagem do ex-presidente em 1º e 2º turnos

Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida presidencial para 2026 em todos os cenários em que aparece, segundo nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (22) pelo instituto Paraná Pesquisas. Mesmo inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente aparece como o único nome da direita capaz de vencer Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno — e com margem mais confortável no segundo.
Na simulação estimulada com seis candidatos, Bolsonaro registra 38,5% das intenções de voto, contra 33,3% de Lula. Ciro Gomes (PDT) surge em terceiro, com 9,7%, seguido por outros nomes da terceira via.
Em um eventual segundo turno, o ex-presidente ampliaria sua vantagem sobre o petista: 44,4% contra 38,8%. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apesar da liderança, Bolsonaro segue inelegível até 2030, após ter sido condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, em julgamento realizado em 2023. Ele também é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
Substitutos testados não repetem desempenho
A pesquisa também avaliou cenários com possíveis substitutos de Bolsonaro na disputa. No segundo cenário testado, Michelle Bolsonaro (PL) aparece com 31,7% das intenções de voto, empatando tecnicamente com Lula, que soma 33,7%.
Quando o nome testado é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ele marca 27,3%, ficando atrás de Lula, com 34,0%. Já o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), atinge 16,2% — distante do petista, que aparece com 33,3%.
Simulações de segundo turno
Em cenários de segundo turno, Bolsonaro é o único que venceria Lula, com 44,4% a 38,8%. Já Michelle e Tarcísio aparecem empatados com o presidente dentro da margem de erro:
Lula x Michelle Bolsonaro: 42,0% x 41,4%
Lula x Tarcísio de Freitas: 41,2% x 40,3%
O levantamento foi feito entre os dias 16 e 19 de abril de 2025, com 2.020 entrevistas presenciais em 160 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%.
Veja também
Últimas notícias

Maceió pode ganhar faixa exclusiva para moto; Câmara avalia proposta

Autismo: primeiro projeto de iniciativa de cidadãos pode se tornar lei

Eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara de Jequiá deve ser anulada

Colisão com animal provoca morte de dois homens em rodovia do Sertão de Alagoas

Oficinas clandestinas e venda de peças roubadas: SSP deflagra nova fase da Operação Desmanche

Investimentos em mobilidade urbana garantem trânsito mais seguro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
