Política

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Posto havia sido negado por outros aliados de Bolsonaro por considerarem a pauta “sensível”

Por Felipe Ferreira 23/04/2025 12h12 - Atualizado em 23/04/2025 12h12
Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista
Alfredo Gaspar (União Brasil) - Foto: Assessoria

O deputado federal, Alfredo Gaspar (União Brasil), foi escolhido como relator do requerimento, apresentado pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que pode anular o processo contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), acusado de participar da tentativa de golpe de Estado em 2022.

O carioca foi o único parlamentar denunciado no inquérito que mira a cúpula do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O requerimento foi apresentado no início deste mês pelo líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ).

Alfredo Gaspar é visto como um aliado fiel de Bolsonaro no Congresso Nacional e é um dos parlamentares que assinou o requerimento de urgência para o projeto que concede anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro.

De acordo com o G1, Alfredo Gaspar disse que não comentará o conteúdo do seu parecer e que ainda estuda o tema. O deputado alagoano, no entanto, informou que seu relatório será técnico.

O pedido de aliados de Bolsonaro se baseia no artigo 53 da Constituição Federal, que afirma que partidos políticos podem pedir a suspensão de ações contra deputados e senadores que ocorram após a diplomação.

Esse recurso precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir ao plenário da Casa.

Informações de bastidores apontam que Gaspar não foi a única opção pensada para assumir a relatoria do requerimento. No entanto, os demais deputados da base oposicionista consideram que o tema é “sensível”.