Gilmar Mendes recua e STF retoma julgamento de Collor na segunda-feira
Com maioria formada no STF, julgamento que pode manter a prisão de Collor será retomado na segunda-feira (28)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou neste sábado (26) o pedido de destaque no julgamento que discute a manutenção da prisão do ex-presidente Fernando Collor. Com a decisão, a análise do caso será retomada na próxima segunda-feira (28), às 11h, no plenário virtual da Corte.
Na sexta-feira (25), o STF já havia formado maioria para manter a decisão individual do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a prisão de Collor. Até agora, seis ministros votaram a favor da medida: além de Moraes, também se posicionaram Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. O ministro Cristiano Zanin está impedido de participar do julgamento, por ter atuado como advogado em processos relacionados à Lava Jato antes de sua nomeação para o Supremo.
Entenda o caso
Na última quinta-feira (24), Alexandre de Moraes determinou a prisão de Fernando Collor para iniciar o cumprimento da pena de oito anos e dez meses de reclusão, resultado de sua condenação em 2023 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.
De acordo com a denúncia, entre 2010 e 2014, Collor, à época dirigente do PTB, indicou nomes para cargos na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, e teria recebido cerca de R$ 20 milhões em propina por meio de contratos firmados pela empresa.
Ao determinar a prisão, Moraes considerou que os recursos apresentados pela defesa tinham caráter protelatório e visavam apenas adiar a execução da condenação. Fernando Collor deve cumprir a pena inicialmente em um presídio em Maceió, capital de Alagoas, onde reside.
Últimas notícias

"Missão cumprida, mas justiça pela metade", desabafa mãe de Roberta Dias após condenações

Seprev entrega 273 Carteiras de Identidade Nacional garantidas pela Casa de Direitos

Acidente entre motociclistas no Bosque das Arapiracas deixa vítimas com escoriações

Motociclista sofre fratura após colisão com carroça em Maceió

Idosa de 88 anos é socorrida após mal súbito em Arapiraca

Polícia prende suspeito de tráfico e apreende drogas e arma de fogo em Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
