Gilmar Mendes recua e STF retoma julgamento de Collor na segunda-feira
Com maioria formada no STF, julgamento que pode manter a prisão de Collor será retomado na segunda-feira (28)
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou neste sábado (26) o pedido de destaque no julgamento que discute a manutenção da prisão do ex-presidente Fernando Collor. Com a decisão, a análise do caso será retomada na próxima segunda-feira (28), às 11h, no plenário virtual da Corte.
Na sexta-feira (25), o STF já havia formado maioria para manter a decisão individual do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a prisão de Collor. Até agora, seis ministros votaram a favor da medida: além de Moraes, também se posicionaram Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. O ministro Cristiano Zanin está impedido de participar do julgamento, por ter atuado como advogado em processos relacionados à Lava Jato antes de sua nomeação para o Supremo.
Entenda o caso
Na última quinta-feira (24), Alexandre de Moraes determinou a prisão de Fernando Collor para iniciar o cumprimento da pena de oito anos e dez meses de reclusão, resultado de sua condenação em 2023 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.
De acordo com a denúncia, entre 2010 e 2014, Collor, à época dirigente do PTB, indicou nomes para cargos na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, e teria recebido cerca de R$ 20 milhões em propina por meio de contratos firmados pela empresa.
Ao determinar a prisão, Moraes considerou que os recursos apresentados pela defesa tinham caráter protelatório e visavam apenas adiar a execução da condenação. Fernando Collor deve cumprir a pena inicialmente em um presídio em Maceió, capital de Alagoas, onde reside.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
