Gilmar Mendes recua e STF retoma julgamento de Collor na segunda-feira
Com maioria formada no STF, julgamento que pode manter a prisão de Collor será retomado na segunda-feira (28)
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou neste sábado (26) o pedido de destaque no julgamento que discute a manutenção da prisão do ex-presidente Fernando Collor. Com a decisão, a análise do caso será retomada na próxima segunda-feira (28), às 11h, no plenário virtual da Corte.
Na sexta-feira (25), o STF já havia formado maioria para manter a decisão individual do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a prisão de Collor. Até agora, seis ministros votaram a favor da medida: além de Moraes, também se posicionaram Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. O ministro Cristiano Zanin está impedido de participar do julgamento, por ter atuado como advogado em processos relacionados à Lava Jato antes de sua nomeação para o Supremo.
Entenda o caso
Na última quinta-feira (24), Alexandre de Moraes determinou a prisão de Fernando Collor para iniciar o cumprimento da pena de oito anos e dez meses de reclusão, resultado de sua condenação em 2023 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.
De acordo com a denúncia, entre 2010 e 2014, Collor, à época dirigente do PTB, indicou nomes para cargos na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, e teria recebido cerca de R$ 20 milhões em propina por meio de contratos firmados pela empresa.
Ao determinar a prisão, Moraes considerou que os recursos apresentados pela defesa tinham caráter protelatório e visavam apenas adiar a execução da condenação. Fernando Collor deve cumprir a pena inicialmente em um presídio em Maceió, capital de Alagoas, onde reside.
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
