Segurança

Totens de segurança instalados em Alagoas viram alvo de trotes criminosos

SSP tem registrado acionamentos do botão do pânico por brincadeira

Por Lane Gois 28/04/2025 16h04 - Atualizado em 28/04/2025 17h05
Totens de segurança instalados em Alagoas viram alvo de trotes criminosos
Totem de segurança em Arapiraca - Foto: Alan Fagner / Ascom SSP

Os totens de segurança implantados pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) para reforçar o monitoramento e a proteção da população estão sendo alvo de uma prática criminosa: os trotes. Segundo a SSP, o botão de pânico, instalado nos equipamentos para situações reais de emergência, vem sendo acionado de forma indevida, o que prejudica o trabalho das forças de segurança.

Em publicações nas redes sociais, a secretaria alertou que esse tipo de acionamento configura crime e atrapalha o atendimento a ocorrências graves. "O uso irresponsável do botão compromete a resposta a quem realmente precisa de ajuda", destacou a SSP.

Com sete metros de altura e 10 câmeras com visão de 360 graus, os totens são conectados diretamente à Polícia Militar e monitorados 24 horas por dia pela Central de Videomonitoramento. As imagens captadas auxiliam investigações e ajudam na prevenção e combate ao crime. Instalados estrategicamente em pontos de grande circulação, os equipamentos já foram fundamentais para salvar vidas e evitar delitos em situações emergenciais.

Apesar da importância do sistema, o número de trotes preocupa as autoridades. Muitos acionamentos são feitos por brincadeira, colocando em risco a eficácia do serviço e desviando a atenção dos agentes públicos de ocorrências reais.

A SSP reforça que o botão de pânico deve ser usado exclusivamente em emergências e faz um apelo à população para que utilize o recurso com responsabilidade. A conscientização é considerada essencial para que o sistema continue sendo um instrumento eficaz de proteção à sociedade.

*Estagiário sob supervisão