Totens de segurança instalados em Alagoas viram alvo de trotes criminosos
SSP tem registrado acionamentos do botão do pânico por brincadeira

Os totens de segurança implantados pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) para reforçar o monitoramento e a proteção da população estão sendo alvo de uma prática criminosa: os trotes. Segundo a SSP, o botão de pânico, instalado nos equipamentos para situações reais de emergência, vem sendo acionado de forma indevida, o que prejudica o trabalho das forças de segurança.
Em publicações nas redes sociais, a secretaria alertou que esse tipo de acionamento configura crime e atrapalha o atendimento a ocorrências graves. "O uso irresponsável do botão compromete a resposta a quem realmente precisa de ajuda", destacou a SSP.
Com sete metros de altura e 10 câmeras com visão de 360 graus, os totens são conectados diretamente à Polícia Militar e monitorados 24 horas por dia pela Central de Videomonitoramento. As imagens captadas auxiliam investigações e ajudam na prevenção e combate ao crime. Instalados estrategicamente em pontos de grande circulação, os equipamentos já foram fundamentais para salvar vidas e evitar delitos em situações emergenciais.
Apesar da importância do sistema, o número de trotes preocupa as autoridades. Muitos acionamentos são feitos por brincadeira, colocando em risco a eficácia do serviço e desviando a atenção dos agentes públicos de ocorrências reais.
A SSP reforça que o botão de pânico deve ser usado exclusivamente em emergências e faz um apelo à população para que utilize o recurso com responsabilidade. A conscientização é considerada essencial para que o sistema continue sendo um instrumento eficaz de proteção à sociedade.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias

Dnit interdita trechos da BR-416 em Alagoas por risco de deslizamento

Semarh emite estado de alerta hidrológico para rios e lagoas das regiões Norte, Litoral e Metropolitana

Ednaldo desiste de recurso no STF e de volta à CBF

Assaltantes fazem arrastão no bairro Petrópolis, em Maceió

Médica alagoana tem festa invadida por água da chuva e caso repercute nas redes sociais
![[Vídeo] Secom do Governo do Estado expõe mecanismos de divulgação de notícias em Congresso da Ufal](https://img.7segundos.com.br/PQt8VMFlyH9kZtU1Tk151_3DtrY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/renata.jpeg)
[Vídeo] Secom do Governo do Estado expõe mecanismos de divulgação de notícias em Congresso da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
