Totens de segurança instalados em Alagoas viram alvo de trotes criminosos
SSP tem registrado acionamentos do botão do pânico por brincadeira
Os totens de segurança implantados pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) para reforçar o monitoramento e a proteção da população estão sendo alvo de uma prática criminosa: os trotes. Segundo a SSP, o botão de pânico, instalado nos equipamentos para situações reais de emergência, vem sendo acionado de forma indevida, o que prejudica o trabalho das forças de segurança.
Em publicações nas redes sociais, a secretaria alertou que esse tipo de acionamento configura crime e atrapalha o atendimento a ocorrências graves. "O uso irresponsável do botão compromete a resposta a quem realmente precisa de ajuda", destacou a SSP.
Com sete metros de altura e 10 câmeras com visão de 360 graus, os totens são conectados diretamente à Polícia Militar e monitorados 24 horas por dia pela Central de Videomonitoramento. As imagens captadas auxiliam investigações e ajudam na prevenção e combate ao crime. Instalados estrategicamente em pontos de grande circulação, os equipamentos já foram fundamentais para salvar vidas e evitar delitos em situações emergenciais.
Apesar da importância do sistema, o número de trotes preocupa as autoridades. Muitos acionamentos são feitos por brincadeira, colocando em risco a eficácia do serviço e desviando a atenção dos agentes públicos de ocorrências reais.
A SSP reforça que o botão de pânico deve ser usado exclusivamente em emergências e faz um apelo à população para que utilize o recurso com responsabilidade. A conscientização é considerada essencial para que o sistema continue sendo um instrumento eficaz de proteção à sociedade.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias
Papa Leão XIV sobre liberdade de expressão: “Diminuindo rapidamente”
Ex-tutor de irmão de Suzane von Richthofen é encontrado morto em SP
Colisão envolvendo ambulância e carro é registrada na Avenida Assis Chateaubriand
Renan Filho anuncia renovação automática da CNH para bons condutores
Hospital Regional do Norte passa a ofertar atendimento em otorrinolaringologia
Internado desde a véspera do Natal, Carlos André da Silva tem familiares procurados pelo HGE
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
