Serviços

BRK é denunciada por cobrar taxa de esgoto em bairros sem saneamento em Maceió

Denúncia será levada à Defensoria Pública e ao Ministério Público de Alagoas

Por 7segundos com assessoria 29/04/2025 16h04 - Atualizado em 29/04/2025 18h06
BRK é denunciada por cobrar taxa de esgoto em bairros sem saneamento em Maceió
BRK AMBIENTAL - Foto: Divulgação

A BRK Ambiental foi denunciada por realizar a cobrança de taxa de esgotamento sanitário em bairros de Maceió que não possuem rede instalada ou qualquer tipo de serviço prestado. A denúncia foi feita na Câmara Municipal pelo vereador Rui Palmeira (PSD), durante sessão nesta terça-feira (29).

De acordo com o parlamentar, que preside a Comissão de Defesa do Consumidor, moradores de localidades como Garça Torta, Guaxuma e Tabuleiro do Martins têm recebido faturas com a cobrança indevida da taxa, o que configuraria prática abusiva por parte da concessionária.

“A BRK está de forma abusiva e ilegal fazendo essa cobrança”, afirmou o vereador, ao apresentar contas de água que comprovam a irregularidade. Ele também anunciou que levará o caso à Defensoria Pública e ao Ministério Público de Alagoas, cobrando a suspensão imediata da taxa e a devolução em dobro dos valores já pagos pela população.

Até o momento, a BRK Ambiental não se pronunciou oficialmente sobre as denúncias e tampouco apresentou um mapa atualizado da cobertura do sistema de esgotamento da capital, solicitado pelos representantes da Câmara.

Diante das reclamações, órgãos de defesa do consumidor recomendam que moradores de áreas não atendidas fiquem atentos às faturas e, caso identifiquem a cobrança irregular, denunciem aos canais competente.